Advogado de Santa Maria é expulso da OAB do Estado - Diário de Santa Maria

Justiça17/11/2016 | 17h02

Advogado de Santa Maria é expulso da OAB do Estado

Sérgio dos Santos Lima diz que vai recorrer da decisão

Advogado de Santa Maria é expulso da OAB do Estado Ronald Mendes/Agencia RBS
Sérgio Lima, à esquerda, ao lado de Rogério de Oliveira, no julgamento do caso, em 2015 Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

Um dos advogados mais atuantes na área criminal em Santa Maria está fora de combate. Sérgio dos Santos Lima, advogado há 14 anos, atuou em alguns casos de repercussão na cidade e na região. O mais recente foi na defesa de Rogério de Oliveira, condenado por dopar, estuprar, matar e esconder o corpo de Daniela Ferreira, 19 anos, em Agudo, em 2012. Desde a última segunda-feira, o bacharel está sem poder atuar devido a uma sanção que recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul.

Suspeito de assassinato em Tupanciretã é preso na rodoviária de Júlio de Castilhos

Lima defende que o processo é o mesmo pelo qual ele já havia sido absolvido em terceira instância, no Conselho Federal da OAB, em 2010. Por isso, o advogado afirma que ingressará com um mandado de segurança na Justiça Federal para que esteja apto a exercer suas funções novamente. Ele reclama que a OAB estadual não permitiu que o novo processo fosse remetido para recurso em Brasília e também que não foi intimado pessoalmente da decisão de exclusão do seu nome do quadro.

Sistema prisional é elencado como pior problema da segurança pública no Estado

– Na época, havia recebido essa sanção, mas recorri e ganhei. A OAB do Estado entrou com um novo pedido contra mim, pelo mesmo fato, isso é perseguição. Esse processo já havia sido julgado em primeiro e segundo grau, recorri no terceiro e ganhei, não tem como eles me julgarem novamente. Vou provar que houve um erro, para eu ser ser novamente incluído, e que foi uma decisão arbitrária – desabafa.

Homem que levou tiro de vigia em posto de combustível vai pedir indenização

O Diário entrou em contato com a assessoria de imprensa da OAB/RS, que pediu à reportagem que enviasse as perguntas por e-mail. Até a publicação desta matéria, as respostas não haviam sido enviadas.

"Foi no calor do momento", diz suspeito de matar homem com 14 facadas em Santa Maria

O processo pelo qual Lima responde é por conta de uma suposta falsificação de documentos para ingressar com ações em nome de terceiros contra a Brasil Telecom. O advogado se defende e diz que os atos foram cometidos por um estagiário que atuava em seu escritório. A OAB abriu processo por Sérgio Lima manter conduta incompatível com a advocacia.

-->
 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMQuanto custa o sorvete na área central de Santa Maria https://t.co/Xfpfj2nX6p https://t.co/ccrGap9fsehá 8 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPor que está difícil encontrar o suspeito de cometer chacina em Pinhal Grande https://t.co/Wz6zXMAcC2 https://t.co/0uBCRnNHkyhá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros