Santa Maria pode atingir recorde de latrocínios em 2016 - Diário de Santa Maria

Triste estatística11/10/2016 | 07h18Atualizada em 11/10/2016 | 09h13

Santa Maria pode atingir recorde de latrocínios em 2016

Crimes ainda em investigação podem mudar os números 

Santa Maria pode atingir recorde de latrocínios em 2016 João Pedro Lamas/Agência RBS
O bombeiro aposentado Roney Antonio Franciscatto Severo, 55 anos, foi morto a caminho de casa na Rua Appel Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS

O primeiro semestre de 2016 fechou com o recorde de latrocínios em todo o Rio Grande do Sul. Foram 89 roubos com morte nos primeiros seis meses, ou 35% a mais que no mesmo período do ano passado. Santa Maria está no mesmo ritmo. A maior marca de latrocínios na cidade, atingida em 2004, quando seis pessoas foram assassinadas durante roubos, está perto de ser alcançada. Atualmente, cinco casos já estão confirmados, e outra morte ainda em investigação também é tratada como latrocínio.

Para polícia, idoso encontrado morto em Santa Maria foi assassinado por dinheiro

Porém, há quatro casos em aberto que podem modificar as estatísticas tanto de latrocínios quanto de homicídios. Um dos casos é o do idoso Djanir Félix da Silva, 84 anos. Ele desapareceu em Santa Maria no dia 22 de junho, quando veio visitar familiares. O corpo dele foi encontrado quase um mês depois. A pendência do laudo de uma perícia que apontará a causa da morte dele ainda impede a confirmação, mas conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD), a hipótese mais provável é de latrocínio e ocultação de cadáver.

– É o mais provável. Esse caso deve ser latrocínio mesmo porque ele (Djanir) veio com documentos bancários, com dinheiro, e tudo sumiu. Mas é um caso difícil – explica o delegado.

Polícia Civil conseguiu "seguir" suspeitos de latrocínio por câmeras de segurança

Se forem confirmados todos esses indícios, o número de latrocínios deve chegar a seis em Santa Maria, igualando o recorde de 2004, e os homicídios devem chegar a 48 no ano até o momento.

Dos outros três casos, já há a confirmação de que dois são latrocínios, mais ainda não há suspeitos para os crimes (veja abaixo). Um quinto caso, o do idoso José Romeu Corrêa, 72 anos (leia mais abaixo), chegou a ser tratado como roubo com morte, mas está configurando-se como homicídio.

Trio é preso por tráfico de drogas durante operação policial em Lavras do Sul

As mortes de Flandomar Borba Linhares, 57 anos, em 22 de maio, e a mais recente, de Roney Antonio Franciscatto Severo, 55 anos, em 4 de outubro, também seguem em investigação, mas há convicção de que são latrocínios. O caso de Linhares, investigado pela 2ª Delegacia de Polícia, deve ser concluído sem suspeitos, segundo o delegado Marcelo Arigony. A 2ª DP é responsável por investigar crimes na Região Oeste, onde foram registrados três dos cinco latrocínios até agora. Dois foram elucidados.

– Vai ser um latrocínio sem elucidação (o caso de Linhares). Investigamos todas as possibilidades, e a hipótese mais plausível é essa. A nossa área é a mais vulnerável da cidade, onde falta mais política pública, urbanização, e isso acaba trazendo a criminalidade. Segurança pública é um conjunto, não é só polícia e ladrão. O papel do município é fundamental – contextualiza Arigony.

Casos em investigação
Quatro crimes ainda em investigação podem mudar as estatísticas de homicídios e latrocínios em Santa Maria. Destes, três são investigados como latrocínio. E se a morte de Djanir Félix da Silva se confirmar como roubo seguido de morte, a cidade alcançará o recorde desse tipo de crime na cidade desde 2004. Além disso, o número de homicídios também se modifica, de 47 para 48 assassinatos.

 18º
22 de maio
- Vítima – Flandomar Borba Linhares, 57 anos
- Crime – O crime aconteceu no bairro Tancredo Neves, Região Oeste. Linhares foi morto a tiros dentro de casa, durante um assalto
- Situação – O inquérito ainda está aberto e, de acordo com a Polícia Civil, "esgotado". Algumas diligências ainda estão pendentes e, possivelmente, deve ser remetido ao judiciário sem indiciamento. Caso é tratado como latrocínio. 2ª DP chegou a investigar a possibilidade de ter sido homicídio, mas hipótese foi descartada

 31º
12 de julho
- Vítima – José Romeu Corrêa, 72 anos
- Local – Localidade de Campestre do Divino, no distrito de Santo Antão
- O crime – O idoso estava desaparecido desde o dia 3 de julho. Uma ossada foi encontrada por cães do dono de uma propriedade. Os restos mortais apresentavam queimadura, havia uma faca suja de sangue, e outros pertences da vítima, próxima a uma sanga.
- Situação _ O caso chegou a ser tratado como latrocínio. No entanto, investigação está chegando ao final, e tudo indica que o crime foi um homicídio por motivação econômica.

33º (não confirmado)
19 de julho
- Vítima – Djanir Félix da Silva, 84 anos
- Local – Rua José Pacianello, bairro Urlândia, região sul de Santa Maria
- O crime – O idoso desapareceu em Santa Maria no dia 22 de junho. Ele havia saído de Formigueiro, onde morava, com destino a Santa Maria para visitar familiares em virtude da morte de um cunhado. A última vez que foi visto, o idoso descia do ônibus na BR-158, próximo da rotatória da Uglione. O corpo foi encontrado no Urlândia no dia 19 de julho.
- Situação – O caso ainda está sendo investigado. Porém, a DHD tem convicção de que a morte trata-se de um latrocínio, já que documentos bancários e dinheiro que o idoso tinha consigo não foram localizados

47º
4 de outubro
- Vítima – Roney Antonio Franciscatto Severo, 55 anos
- Crime – O crime aconteceu na Rua Appel, entre a Cel. Niederauer e Olavo Bilac, bairro Nossa Senhora de Fátima, na Região Central. Franciscatto foi morto com um tiro na cabeça quando voltava para casa após lanchar em um bar.
- Situação – Polícia Civil trabalhava para identificar os suspeitos. São coletados depoimentos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança que podem ajudar com isso. 3ª DP investiga o caso, que é tratado como latrocínio

Os homicídios (H) e latrocínios (L) ano a ano
2002
H – 20
L – 0

2003
H – 24
L – 2

2004
H – 32
L – 6

2005
H – 28
L – 4

2006
H – 23
L – 1

2007
H – 19
L – 0

2008
H – 23
L – 1

2009
H – 39
L – 2

2010
H – 30
L – 1

2011
H – 29
L – 5

2012
H – 39
L – 3

2013
H – 40
L – 4

2014
H – 50
L – 5

2015
H – 56
L – 2

2016*
H – 47
L – 5

*Até 10 de outubro

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: assista ao primeiro trailer de "Homem-Aranha: De volta ao lar" https://t.co/RYVxAgCinI https://t.co/Fvyeyg81c5há 8 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerrasamba fará show em Santa Maria https://t.co/7ArpSoGDWi https://t.co/RHl5VwVkAbhá 28 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros