RS tem a sexta maior média entre escolas participantes do Enem  - Diário de Santa Maria

Educação04/10/2016 | 12h24Atualizada em 06/10/2016 | 14h39

RS tem a sexta maior média entre escolas participantes do Enem 

Estado tem apenas uma instituição entre as cem mais bem posicionados do Brasil: o Colégio Politécnico da UFSM

RS tem a sexta maior média entre escolas participantes do Enem  André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS

As médias das notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) colocaram o Rio Grande do Sul na sexta posição do ranking nacional em 2015. O Estado, que já liderou a lista em 2011, vem perdendo posições - nesta última avaliação, ficou no mesmo patamar de 2014. Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná superam os gaúchos. As informações são da Rádio Gaúcha.

Apesar de a colocação ser a mesma do ano anterior, o RS teve um aumento da média, passando de 518,66 pontos em 2014 para 525,13. Isso significa um movimento contrário ao dos três Estados que estão no topo da tabela; eles decaíram ligeiramente, mas se mantiveram nas primeiras posições. São Paulo e Rio de Janeiro foram ultrapassados por Distrito Federal.

Leia mais:
Escolas particulares do RS caem no ranking nacional do Enem 2015
Veja as escolas do Rio Grande do Sul com melhores posições no Enem

Apenas uma escola do RS está entre as cem melhores do Brasil: trata-se do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ficou na 33ª posição, um ganho em relação a 2014, quando estava na 38ª. Apesar de ser uma instituição pública, a escola foge do padrão dos colégios que estão sob o guarda-chuva do poder público - desde a estrutura até a utilização de seleção para ingresso. Responsável pelos dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou os resultados dos institutos federais junto com as demais notas e admitiu o erro.

Leia outras notícias sobre educação

A segunda gaúcha da lista é o Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Porto Alegre, que ficou na colocação 207. Com o comando nas mãos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a escola é administrada por oficiais da corporação e exige seleção. Não compartilha das mesmas mazelas de grande parte das estaduais. Se forem desconsideradas as escolas que estão nas mãos da BM, a estadual mais bem colocada é a Gomes Carneiro (posição 2.137), localizada na Vila Ipiranga, na Capital.

Na rede particular, o Colégio Leonardo da Vinci (unidade Alfa), que figura em 231, foi o melhor posicionado, seguido por Colégio Sinodal de São Leopoldo (235) e Colégio João Paulo I (290). As particulares, de forma geral, têm preparação contínua e oferta de atividades escolares fora do turno de aula.


Universidade Federal de Santa Maia abre 1,4 mil vagas em cursos de pós-graduação

O ranking foi feito por Zero Hora com base nas médias das escolas obtidas nas provas do ano passado e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira. São levadas em conta as provas objetivas e a redação. O governo federal não divulga ranking.

 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 7 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 7 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros