Programa Mesa Brasil Sesc completa 10 anos, e Semana  da Alimentação celebra diversas atividades na cidade - Diário de Santa Maria

Solidariedade18/10/2016 | 19h33Atualizada em 18/10/2016 | 19h33

Programa Mesa Brasil Sesc completa 10 anos, e Semana  da Alimentação celebra diversas atividades na cidade

Programação segue até sexta-feira em Santa Maria

Programa Mesa Brasil Sesc completa 10 anos, e Semana  da Alimentação celebra diversas atividades na cidade Germano Rorato/Agencia RBS
Há 35 anos, a merendeira Cleuza Almeida cozinha para os alunos  usando carinho como ingrediente principal Foto: Germano Rorato / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Um dos momentos preferidos do dia de Letícia de Brum, 36 anos, é a hora da merenda. Na Escola Antônio Francisco Lisboa, onde ela e mais 245 alunos especiais estudam, cerca de 70% dos alimentos utilizados nas refeições vêm do Programa Mesa Brasil Sesc.

– Gosto quando tem arroz-doce e sagu – conta Letícia.

Comida no lixo, não!

Frutas, verduras, enlatados, guisado e doces também integram o cardápio. A possibilidades de receita fazem a felicidade da merendeira Cleuza Almeida, que trabalha na escola há 35 anos e salienta que o principal ingrediente é acrescentar amor ao que se cozinha.

Um dos momentos preferidos de Letícia de Brum é a hora do lanche Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

O Mesa Brasil Sesc que completa, neste ano, 10 anos de atividades em Santa Maria e região, já distribuiu mais de 7.983,692 mil toneladas de alimentos para 32.636,317 pessoas. Os dados são positivos quando também se celebra Semana Mundial da Alimentação, que começou na última segunda-feira.

Estudante da UFSM cria tecnologia para auxiliar cegos a servirem o tradicional chimarrão 

Segundo a diretora da escola, Sônia Regina Gentile, mais do que a certeza de uma comida saudável na mesa, o programa oferece cursos de culinária a alunos e comunidade escolar, troca de experiências, redução do desperdício de comida, promoção de voluntariado e, sobretudo, inclusão:

– Antes era praticamente bolachas e leite, a  qualidade da merenda melhorou 100% nos últimos10 anos. É um grande movimento de inclusão, já que o foco principal de muitos alunos de baixa renda que estudam aqui é vir para a escola para poder comer.

Guia para entender as informações dos rótulos de alimentos

De acordo com a nutricionista do Mesa Brasil Sesc em Santa Maria, Aline Braido Pereira, 29 anos, o programa chega às entidades sociais como um parceiro, na garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável:

– Esse é o peso de promover a segurança alimentar e nutricional. O alimento como forma de carinho, acolhimento e afeto é propulsor de novas oportunidades. 

Atualmente 59 empresas doadoras e parceiros que beneficiam 98 entidades em Santa Maria e região. O programa é uma iniciativa de âmbito nacional, criada pelo Sesc, em 2003.

No Estado, é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS, É desenvolvido em parceria com as prefeituras. Está baseado na colheita urbana que garante o escoamento dos alimentos recebidos no menor espaço de tempo. 

Os excedentes são doados a entidades cadastradas ao programa, evitando que alimentos próprios para o consumo, com ou sem valor comercial, sejam desperdiçados e, principalmente, minimizando as carências alimentares e ajudando a melhorar a qualidade nutricional da população atendida.

Informações sobre o programa podem ser obtidas no Sesc (Av. Itaimbé, 66), pelo telefone (55) 3223-2288, no site na Fanpage do Sesc.

Confira a programação para a Semana Mundial da Alimentação em Santa Maria:

Quarta – Oficina de culinária: Trocando Receitas na Mesa, às 14h. No Projeto Nações em Ações (Av. Presidente Vargas, 377). Evento aberto ao público geral
Quinta – Comemoração ao Mundial da Alimentação, das 9h às 13h, na Praça Saldanha Marinho. Evento aberto ao público geral
Sexta – Comemoração ao Mundial da Alimentação e Dia das Crianças, das 13h às 17h, no Ginásio da Praça dos Bombeiros. Aberto a entidades sociais indicadas por apoiadores

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros