Parte dos novos contêineres de lixo de Santa Maria é reformada, diz empresa - Diário de Santa Maria

Infraestrutura03/10/2016 | 20h23Atualizada em 30/11/2016 | 11h04

Parte dos novos contêineres de lixo de Santa Maria é reformada, diz empresa

Leitores do Diário reclamaram que as lixeiras tinham defeitos e só tinham sido pintadas

Parte dos novos contêineres de lixo de Santa Maria é reformada, diz empresa Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A Cone Sul, nova empresa responsável pela coleta do lixo em contêineres em Santa Maria, admitiu que parte das lixeiras substituídas no início do mês passado são reformadas, e não novas, como exige o contrato firmado com a prefeitura. A confirmação veio dias depois que o Diário recebeu reclamações de leitores desconfiados de que os recipientes de coleta eram os antigos, mas pintados de cinza.

Contêineres na pista do CDM causam incômodo para frequentadores

– Não precisam desconfiar. Não são novos. Conforme o edital, a empresa tinha um prazo de 90 dias, a partir da assinatura, para iniciar as atividades. Como a gente trouxe todos (os contêineres) da Itália, parte deles, 400, chegaram hoje no porto de Itajaí, em Santa Catarina. Como tínhamos obrigação de retomar o serviço, eu reformei os contêineres que havia para então colocá-los nas ruas. Com a chegada desses contêineres (que estão no porto), eu transporto para Santa Maria e substituo eles todos – relata Ricardo Muradás, responsável pela Cone Sul.

Santa Maria recebe 250 novos contêineres para coleta de lixo

Muradás enfatiza que há uma cláusula no edital que diz que, após a vistoria, caso não esteja dentro do padrão exigido, são dados mais 90 dias para fazer a readequação. O prazo terminaria em meados de dezembro, ou seja, a empresa estaria dentro do prazo de readequações. Ele estima que cerca de 300, de um total de 550, são reformados.

Ruas do entorno da General Neto e Avenida Fernando Ferrari vão receber contêineres

De acordo com a prefeitura, "a fiscalização constatou que alguns não estavam em conformidade com o padrão descrito em contrato". Muradás foi intimado a prestar esclarecimentos à prefeitura. A reunião foi realizada ontem de manhã, com o secretário Antonio Carlos Lemos, da pasta de Meio Ambiente.

Parte dos novos contêineres de lixo de Santa Maria são reformados, diz empresa

A conclusão da troca dos contêineres ocorreu no início de setembro. Diferentemente dos antigos, com capacidade de 2,4 m³ de lixo, os novos comportam até 3,2 m³ (menos os reformados, que comportam a quantia antiga). Isso significa que a população deve enfrentar menos problemas com a superlotação de lixo. Além disso, eles são antichamas, o que previne atos de vandalismo. No entanto, três já foram perdidos por conta de depredação.

Outros 100 deveriam começar a ser colocados ao longo da região da Avenida Fernando Ferrari nesta semana. No entanto, conforme a empresa, optou-se por esperar, pois é avaliado se não serão necessários mais na região central da cidade.

Os novos contêineres são da cor cinza claro, diferente da cor das lixeiras antigas, que eram verdes. A empresa receberá R$ 9 milhões para os dois anos de contrato.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: A bordo de Fusca tricolor, gremistas de Santa Maria vão à final da Copa do Brasil: https://t.co/1t5ntOhvEp @diariosm https…há 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAdolescente é responsabilizada por participação em latrocínio de jovem em Santa Maria https://t.co/vdeCBqq4bX https://t.co/gsBNqEQ6VQhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros