Jornalismo em luto: morre o professor Paulo Roberto Araújo - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Gente05/10/2016 | 21h20Atualizada em 05/10/2016 | 21h20

Jornalismo em luto: morre o professor Paulo Roberto Araújo

Apaixonado pelo ensino e pelo radiojornalismo, professor da UFSM morreu vítima de uma pneumonia na noite desta quarta-feira

Jornalismo em luto: morre o professor Paulo Roberto Araújo Arquivo pessoal/facebook
Foto: Arquivo pessoal / facebook

O professor e jornalista Paulo Roberto Araújo morreu, às 20h desta quarta-feira, vítima de pneumonia. Ele estava internado no Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria, desde o dia 20 de setembro. Paulo tinha 65 anos.

Ele dedicou a vida ao ensino de radiojornalismo no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde lecionava desde os anos 80. Foi paraninfo de dezenas de turmas de Jornalismo desde então.

Conforme a jornalista e professora Aurea Evelise Fonseca, 57 anos, colega de profissão e amiga de Paulo, o professor coordenou, por mais de 20 anos, o projeto Rádio Escola, uma parceria da Rádio Universidade da UFSM com o curso de Jornalismo. Nesse projeto, promoveu debates, entrevistas e diferentes formatos de programas jornalísticos com os alunos da graduação.

A literatura e o jornalismo literário foram paixões paralelas, temas de projetos acadêmicos e de longos bate-papos com alunos e amigos no Cesma Café, onde era frequentador habitual. Há 15 anos, dividia sua vida com o maquiador Karim Wahhab. Paulo era uma pessoa reservada, mas tinha o hábito de postar fotos de seus quatro gatos (Ava, Miró, Piaf e Anis Lupita) nas redes sociais.

Considerado por alunos, colegas e familiares um verdadeiro mestre, Paulo deixa saudade e ensinamentos de integridade e amor pelo que fazia.

–  O Paulo era uma pessoa que tinha um coração maravilhoso, era absolutamente generoso. Uma das maiores virtudes é que era movido por uma total falta de vaidade acadêmica. Ele sabia muito, leu e estudou muito e nunca precisou de títulos para mostrar para as pessoas – elogia Áurea.

Paulo Roberto Araújo será velado nas capelas do Hospital de Caridade a partir das 23h desta quarta-feira. Atendendo a sua vontade, terá o corpo cremado, nesta quinta-feira, em local e horários a serem definido.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeito Jorge Pozzobom promete reabrir posto abandonado neste ano https://t.co/3sWKpK5aGQ https://t.co/Wc0bkHCe3Xhá 5 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da região de Santa Maria estão entre as poucas que geraram empregos em 2016 https://t.co/o03Fhz3g0X https://t.co/XtCNPgN39Phá 43 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros