Escolas de Santa Maria suspendem aulas por causa da chuva - Diário de Santa Maria

Temporal17/10/2016 | 09h19Atualizada em 17/10/2016 | 17h03

Escolas de Santa Maria suspendem aulas por causa da chuva

Em menos de uma hora, na manhã desta segunda, choveu o dobro da quantidade de todo o domingo 

Escolas de Santa Maria suspendem aulas por causa da chuva Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

 A chuva já causa estragos em Santa Maria. O maior problema, até este momento, é a suspensão de aulas por causa de alagamentos.

Chuva atrasa linhas de ônibus em Santa Maria

Na Escola Estadual Xavier da Rocha, no bairro Itararé, a chuva intensa, desde às 7h30min desta manhã, alagou cinco salas de aula do primeiro andar e os banheiros. Com a força da água, formaram-se cachoeiras nas paredes do salão onde ocorrem as aulas do turno integral.

Chuva alaga ruas e casas e há alerta em áreas de risco em Santa Maria

A parte inferior da escola também foi atingida pela água, que desce pelos corredores. Conforme a direção da escola, a energia elétrica foi desligada para evitar maiores problemas. Computadores, livros da biblioteca e o arquivo com todas as informações dos alunos estão molhados.

– Entrei em contato com a coordenadoria (8ª Coordenadoria Regional de Educação) e me orientaram a suspender as aulas. Suspender eu sei, tenho autonomia. O que quero saber é o mais importante: amanhã ou depois de amanhã, com que verba eu vou arrumar isso. Tem de examinar toda a rede elétrica e o telhado dos dois prédios – afirmou a diretora Rosicler Guimarães.

Os alunos, que já tinham chegado para as aulas, esperam abrigados no primeiro andar. A orientação da direção é para que os pais busquem os filhos o quanto antes. As aulas do turno da tarde serão canceladas. Ao todo, o colégio tem 320 alunos entre os turnos da manhã e à tarde, inclusive as da classe especial.

Na Escola Municipal de Educação Infantil, Casa da Criança, no bairro Passo D' Areia, duas saladas de aula foram interditadas e há goteiras e água pelos corredores.

Conforme a direção, conhecedores da situação, muitos pais nem levaram os filhos nesta manhã.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Sérgio Lopes, localizada no bairro Renascença, as aulas foram suspensas no turno da tarde. 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Sérgio Lopes ficou alagada Foto: Andreia Schorn / Arquivo Pessoal

De acordo com a direção, os banheiros, o refeitório e o pátio ficaram completamente alagados, além de goteiras nas salas de aula (vídeo abaixo). Se a chuva permanecer, na terça-feira não haverá aula, conforme explica a direção. 

Na EMEI Ady Schneider Beck, na Vila Maringá, o excesso de chuva provocou o alagamento da cozinha, mas as aulas e atividades ocorrem normalmente. 

A chuva

A quantidade de chuva que caiu em Santa Maria entre às 7h30min e 8h30min desta segunda-feira é o dobro do registrado em todo o dia de ontem na cidade. Conforme a medição feita pelo setor de meteorologia da Base Aérea, foram 15,9 milímetros de água nesta segunda – no domingo, a medição registrou 7,5 mm de chuva.

Da meia-noite até às 11h10min desta segunda-feira, choveu 74 milímetros, conforme o setor meteorológico do Grupo RBS.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers vence Snakes, conquista o título da Copa RS e garante a hegemonia gaúcha em 2016: https://t.co/T6YlRR6Y4s @smsold…há 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros