Chuva alaga ruas e casas e há alerta em áreas de risco em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Temporal17/10/2016 | 09h24Atualizada em 17/10/2016 | 17h12

Chuva alaga ruas e casas e há alerta em áreas de risco em Santa Maria

Moradores relatam problemas em vários pontos da cidade

Chuva alaga ruas e casas e há alerta em áreas de risco em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Santa Maria estão monitorando bairros afetados por alagamentos e áreas com risco de desmoronamento em Santa Maria.

Escolas de Santa Maria cancelam aulas porque salas viraram "cachoeiras"

A Defesa Civil monitora áreas com risco de desmoronamento em locais onde há relatos de problemas ocasionados pela precipitação, como na Vila Pôr do Sol, bairros Lorenzi e Salgado Filho, bem como no Residencial Lopes.

O Corpo de Bombeiros também monitora outros pontos da cidade, como no Bairro Km 3 e Vila Canário, onde existe o risco de desmoronamento de encostas. Moradores do Bairro Jockey Club estão em alerta devido ao volume de água acumulada nas vias.

Na Rua Valdemar Coimbra, na Vila Lorenzi, moradores alegam que o esgoto que passa pelo local transbordou e, com o alagamento, a água com sujeira e dejetos está entrando para os pátios das casas. Outro ponto alagado do bairro, conforme relato de moradores, é na esquina entre as ruas Otalício Pithan e Amapá. 

A Avenida Liberdade, no bairro Noal, o alagamento provocou problemas no trânsito. Muitos carros tiveram que parar devido aos pontos alagados.

Avenida Liberdade sofre com o problema crônico de alagamento em dias de temporal  Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Na Rua H, na Vila Lídia, no bairro Patronato, os moradores não conseguem sair de suas casas por conta do alagamento, provocado pelo entupimento da rede de esgoto. 

Situação da Rua H, na Vila Lídia Foto: Kah Quevedo / Arquivo Pessoal

Na Rua Anaurelina Coden Portella, no bairro São João, uma fábrica de esquadrias ficou alagada, assim como a via. De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Maria, a força da água levou a estrutura de uma travessia na mesma rua. O local já estava sinalizado dando conta da situação do local, que deverá ser recuperado. 

No bairro Tomazetti, a esquina entre as ruas Alfredo Saccol e Lydio Desconzi está totalmente alagada e os moradores estão praticamente ilhados. 

No bairro Tomazetti, a esquina com as ruas Alfredo Saccol e Lydio Desconzi sofre com o alagamento Foto: Irone Manzoni Silva / Arquivo Pessoal

Na Avenida Ângelo Bolson, o leitor Diego Rorato filmou a via alagada na manhã desta segunda-feira. Motoristas que passavam pelo local tiveram dificuldades em trafegar.

Em Camobi, a Rua Francisco dos Santos Machado,também está alagada. Moradores dizem que a água está quase invadindo as casa.

A Rua Coronel Valença, no bairro Passo D'Areia, também ficou alagada. Moradores relatam que a situação se repete cada vez que chove mais forte.

Situação da Rua Coronel Valença, no bairro Passo D'Areia Foto: Alexandre Bueno / Arquivo Pessoal

No bairro Pinheiro Machado, a leitora Thais Brito registrou as cenas de alagamento na Rua Piauí. As imagens foram gravadas em frente à casa dela:

No bairro Passo das Tropas, os moradores tiveram que quebrar uma pequena ponte para poder dar vazão à água que escorria pela Rua José Tavares. 

Moradores removem ponte no bairro Passo das Tropas Foto: Rayssa Spanevello / Arquivo Pessoal

O Ambulatório do Rosário (antigo Sedas), localizado na esquina das Ruas Serafim Valandro e Silva Jardim, no bairro Nossa Senhora do Rosário, teve parte do segundo andar alagado. Em razão disso, as consultas que estavam marcadas para esta segunda-feira estão sendo remarcadas. A Secretaria de Saúde de Santa Maria esclareceu, através de nota divulgada pela prefeitura, que o atendimento no primeiro andar está mantido, com encaminhamentos administrativos, recepção e atendimento de consultas.

No bairro Campestre do Menino Deus, o asfalto da Rua Vereador Antônio Dias cedeu com a água da chuva na lateral, e prejudica o trânsito de veículos no local.

Asfalto danificado na Rua Vereador Antônio Dias Foto: Silmara Eggers Albrecht / Arquivo Pessoal

Onda arrasta carro em praias de Santa Catarina

Para a redação do Diário de Santa Maria, leitores telefonaram e enviaram informações pelo WhatsApp (9973-0878) informando que as ruas estão alagadas e colocam casas em isolamento. 

Sem luz

A AES Sul informa que, até este momento, 100 clientes estão sem energia em pontos isolados da cidade. Equipes estão nas ruas fazendo atendimentos. Não há previsão do tempo de conserto.

Chuva deixa 30 mil clientes sem luz no Estado

Quem estiver enfrentando problema com falta de luz ou com pontes de luz caídos, a orientação é ligar para Central de Atendimento da AES Sul 0800-707 7272.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: assista ao primeiro trailer de "Homem-Aranha: De volta ao lar" https://t.co/RYVxAgCinI https://t.co/Fvyeyg81c5há 8 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerrasamba fará show em Santa Maria https://t.co/7ArpSoGDWi https://t.co/RHl5VwVkAbhá 28 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros