Adolescente matou detento em Cruz Alta por vingança, diz polícia - Diário de Santa Maria

Investigação17/10/2016 | 13h06Atualizada em 17/10/2016 | 13h06

Adolescente matou detento em Cruz Alta por vingança, diz polícia

Vítima cumpria pena no presídio pelo assassinato do pai dele

A 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Cruz Alta apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de ter assassinado a tiros Carlos Alberto da Cunha Moreira, 51, no dia 11 de setembro no município. Detento do semiaberto, ele foi morto quando saia do Presídio Estadual de Cruz Alta.

Detento é morto a tiros depois de deixar presídio em Cruz Alta

De acordo com o delegado Josuel Muniz, titular da 2ª DP e responsável pela investigação, o adolescente se apresentou sozinho à delegacia e confessou o crime. Ele disse que cometeu o crime por vingança.

– No dia 14 de março de 2014, o pai dele e a vítima (Moreira) tiveram um desentendimento em uma escola de samba no bairro São José. Houve briga e o pai dele foi morto por Moreira com tiros, além de facadas, no rosto, pescoço e abdômen. Esse é o motivo o crime. Moreira cumpria pena por ele, inclusive – explica o delegado Muniz.

Polícia Civil já tem suspeito para assassinato de detento em Cruz Alta

A investigação da Polícia Civil aponta que o adolescente planejou o crime e que desde a morte do pai falava em vingança. Durante o depoimento, disse que adquiriu um revólver para esse propósito e descartou a arma em seguida. Ela não foi localizada.

O adolescente foi responsabilizado por homicídio qualificado por recurso que impossibilitou a defesa da vítima, já que ela foi pega de surpresa. Ele foi internado na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) de Santo Ângelo, onde cumpre medida socioeducativa.

Presos suspeitos de assassinar jovem com 12 tiros em Cacequi

Conforme a legislação, um adolescente é responsabilizado, e não indiciado, por um ato infracional, e não crime. Além disso, não é preso, mas internado. Até que haja condenação, é suspeito, e não um criminoso ou caracterização semelhante. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a divulgação de qualquer informação que ajude na identificação do adolescente.

O crime
Moreira saiu do presídio, junto de outros detentos, quando, na Rua José Garibaldi, bairro Vila Nova, uma dupla em uma motocicleta parou próximo a ele.

PF investiga venda de dinheiro falso em perfil de rede social de Santa Maria

O carona desceu do veículo e apontou um revólver para Moreira atirando, em seguida, quatro vezes. Dois tiros atingiram a vítima nas costas e na região do tórax. Depois dos disparos, a dupla fugiu na motocicleta.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: assista ao primeiro trailer de "Homem-Aranha: De volta ao lar" https://t.co/RYVxAgCinI https://t.co/Fvyeyg81c5há 2 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerrasamba fará show em Santa Maria https://t.co/7ArpSoGDWi https://t.co/RHl5VwVkAbhá 22 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros