A receita de sucesso do Colégio Politécnico, melhor escola gaúcha no ranking do Enem - Diário de Santa Maria

Educação05/10/2016 | 09h38Atualizada em 05/10/2016 | 10h02

A receita de sucesso do Colégio Politécnico, melhor escola gaúcha no ranking do Enem

Instituição tem também a melhor redação do estado e está em 33º lugar no ranking geral nacional

A receita de sucesso do Colégio Politécnico, melhor escola gaúcha no ranking do Enem Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a escola do Rio Grande do Sul melhor colocada no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, divulgado na manhã de terça-feira, e a única gaúcha no top 100.

Veja as notas das escolas de Santa Maria no Enem 2015

Com média 690,26, só está atrás do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (690,52) no ranking nacional de escolas públicas. Também está bem posicionada no ranking geral, que leva em conta as particulares, ocupando a 33ª posição, o que representa um avanço em relação a 2014, quando ocupava o 38º lugar. É da instituição também o aluno com a melhor nota de redação no Estado.

Estado tem uma escola entre as cem melhores no Enem

Diante de um cenário nacional e estadual de escassez de recursos destinados à Educação, o Diário esteve na escola na manhã de terça-feira, que fica dentro do campus no bairro Camobi da UFSM, para saber dos alunos, professores e diretores qual foi o plano traçado pela instituição que resultou no desempenho acima da média no exame usado para ingresso no Ensino Superior na maioria das instituições de ensino público no país.

RS tem a 6ª melhor média entre escolas participantes do Enem 2015

Conforme o diretor Valmir Aita, pelo menos desde 2006, a instituição vem se renovando. Primeiro, houve a transformação de Colégio Agrícola de Santa Maria para Colégio Politécnico da UFSM, devido à variedade de cursos técnicos ofertados (que não se limitavam à área agrícola) e aproximação com a UFSM. A partir de 2008, houve investimentos na estrutura do prédio, que passou a abrigar mais cursos técnicos e também tecnológicos, equivalentes aos de ensino superior.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Um dos egressos da instituição, e que fez parte da turma que posicionou a escola no ranking e que hoje cursa Medicina na UFSM, Daniel Rusch Silva, 18 anos, uma série de fatores fazem com que o Politécnico seja o que é.

– Não dá para dizer que são só professores, só estrutura. Tem muito do ambiente. Eu sempre falei isso, inclusive para os meus colegas: você olhava para o lado, via o colega se dedicando, se esforçando, e isso dava aquele incentivo, algo como "eu vou me esforçar, me dedicar também". Isso foi decisivo para o meu ingresso no ensino superior – diz.

Buscador informa notas do Enem 2015 por instituição de ensino

Os alunos do 3º ano Rubens Anzolin, 17, e Mariana Moura, 16, contam que os professores sempre lhes deram autonomia, o que fez com que eles corressem atrás de outras coisas para além do que era tratado em sala aula.

– Que a gente aprenda junto com eles sim, mas que se busque aprendizado por conta própria. A experiência de já estar na universidade conta muito. Eles (os professores) nos ensinam de maneira diferente. São grandes oportunidades que não teríamos em outras escolas – contam.

Apesar de a colocação ser a mesma do ano anterior, o Estado teve um aumento da média, passando de 518,66 pontos em 2014 para 525,13. Isso significa um movimento contrário ao dos três Estados que estão no topo da tabela.

Enfoque em um preparo completo
Os coordenadores e professores do Ensino Médio, Terezinha Dalmolin (biologia), Rodrigo Leal (química) e Cláudia Amaral (redação) contam que a ideia não é focar só no ingresso no ensino superior, mas trabalhar para uma formação multidisciplinar, que prepare o aluno para enfrentar o caminho que decidiu por trilhar, e com um projeto pedagógico diferenciado, com acesso a laboratórios e tecnologias.

O bom resultado se dá na base do esforço e dedicação. São três turmas no total, cada uma de um dos anos do Ensino Médio, o que permite a aproximação entre estudante e aluno. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h. Nas segundas, há aula também das 13h às 17h. Para fechar calendário, em alguns sábados também há aula, além de complementações (reforços) durante as tardes, que são acertadas com alunos em salas de aula. A participação em olimpíadas disciplinares e competições interséries são incentivados. Outro ponto é que por fazer parte da UFSM, muitos dos alunos são bolsistas em diversos departamentos, onde são acompanhados por professores orientadores e pelos próprios professores do colégio. Eles ainda têm direito à alimentação no Restaurante Universitário (RU) e Casa do Estudante Universitário (CEU).

Ingresso na instituição
Para ingresso na instituição, o candidato deve passar por um processo seletivo, que consiste em uma prova objetiva com 50 questões abordando conteúdo do Ensino Fundamental. As inscrições vão de 10 de outubro até 18 de novembro, a taxa é de R$ 50, e podem ser feitas no site. A prova vai acontecer no dia 4 de dezembro, entre 8h às 12h. São selecionados 35 estudantes, sendo que 50% das vagas são reservadas aos cotistas. A grade curricular contempla 16 disciplinas que são lecionadas ao longo de três anos.

Grade curricular
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Literatura
Arte
Educação Física
Biologia
Física
Química
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Redação
Projeto

Cursos técnicos e tecnólogos
Administração
Agropecuária
Alimentos
Cooperativismo (EaD)
Contabilidade
Farmácia
Fruticultura (EaD)
Geoprocessamento
Informática
Manutenção e Suporte em Informática (EaD)
Meio Ambiente
Paisagismo
Secretariado
Zootecnia

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros