Rajadas de vento atingem 94 km/h e causam estragos em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Mau tempo13/09/2016 | 08h36Atualizada em 13/09/2016 | 15h29

Rajadas de vento atingem 94 km/h e causam estragos em Santa Maria

Árvores caíram sobre casas, rede elétrica, e residências foram destelhadas durante a madrugada 

Rajadas de vento atingem 94 km/h e causam estragos em Santa Maria Antonio Brito/Arquivo Pessoal
Poste caiu na Estrada do Passo da Capivara no bairro Passo das Tropas Foto: Antonio Brito / Arquivo Pessoal

As rajadas de vento que atingiram Santa Maria durante a madrugada desta terça-feira causaram estragos em casas e rede elétrica de pelo menos quatro bairros. Conforme a Base Aérea de Santa Maria (Basm), a rajada mais forte, de 94 km/h, foi registrada a meia-noite.

Conforme o Corpo de Bombeiros, por volta da 1h30min, o vento arrancou todo o telhado de uma residência na Rua João de Barro, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon, Região Leste, e quase atingiu uma pessoa. A família que vivia no local precisou ser realocada para a casa de parentes por conta do estrago.

Previsão de ciclone para Santa Maria causa temor, mas meteorologistas pedem calma

Mais tarde, por volta das 2h30min, uma árvore foi arrancada e caiu sobre uma casa, destruindo o telhado, na Rua Chico Mendes, bairro Lorenzi, na Região Sul. Nenhuma pessoa ficou ferida e não houve necessidade de retirar a família do local.

No mesmo horário, uma árvore caiu sobre a rede elétrica da Rua São Francisco, no bairro Nossa Senhora do Rosário, Região Central, deixando moradores sem luz. Conforme a AES Sul, uma equipe trabalha para restabelecer a energia, mas não indica um horário para conclusão do serviço. Três casas também tiveram os telhados danificados por conta do vento.

Conforme o secretário de Ação Comunitária e Cidadania, Jair Binotto, houve pelo menos 50 casas destelhadas no bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste. A estimativa é preliminar. Uma equipe se preparava para ir ao local por volta das 8h20min. Serão distribuídas lonas para as famílias.

Família que teve casa demolida na Vila Bilibio busca indenização na Justiça

O coordenador Regional da Defesa Civil, major Gerson Freitas Marques, faz coro aos especialistas e pede calma à população. Mas, a pedido do Diário, ele dá alguns alertas de segurança válidos para qualquer temporal.

– Sempre que temos chuvas, ventos e alagamentos é bom  ter cuidado nos locais em que se vai. Zonas alagadas propiciam acidentes, queda em buracos, e a chance de as pessoas serem levadas por correntezas mais fortes, principalmente, em lugares próximos a arroios de rios. Já em caso de ventos muito fortes, evite permanecer em lugares abertos, pelo risco de ser atingidos por galhos e telhas – adverte.

Na região, houve registro de falta de energia elétrica em São Sepé, Formigueiro e Caçapava do Sul. Até às 8h30min, o fornecimento havia sido restabelecido somente em São Sepé. Nas três cidades, 20 mil clientes chegaram a ficar sem luz.

Além disso, houve queda de granizo em Santiago.

Telefones úteis
– Minha casa destelhou. Para quem eu ligo?
Para a Defesa Civil do seu município ou para o órgão estadual, pelo telefone 199. Em Santa Maria, o número é o (55) 3921-7148.

– Caiu uma árvore enorme no meu pátio? O que eu faço.
Chame os bombeiros. O telefone é 193.

– Minha casa está inundada/ameaçada de deslizamento. Para quem eu peço socorro?
Se você está em área de risco, acione a Defesa Civil.

– Faltou luz
Ligue para a sua concessionária de energia. A AES Sul: 0800 707 7272. RGE:  0800 774 41 20.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorintians recebe o Guarani-VA pela 3ª rodada do Estadual de Basquete https://t.co/oAQrQsChzk https://t.co/fxsAbDnY5yhá 10 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas https://t.co/xYX6QSQkWN https://t.co/kPZuZuNRm9há 10 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros