Público enfrenta o frio e acompanha o desfile cívico em Santa Maria - Diário de Santa Maria

7 de setembro07/09/2016 | 14h22Atualizada em 07/09/2016 | 19h48

Público enfrenta o frio e acompanha o desfile cívico em Santa Maria

Cerca de 10 mil pessoas assistiram às entidades civis e unidades militares na Avenida Medianeira na manhã desta quarta

Público enfrenta o frio e acompanha o desfile cívico em Santa Maria Germano Rorato/Agência RBS
Foto: Germano Rorato / Agência RBS
Alessandra Noal
Alessandra Noal

Especial

Mesmo com as baixas temperaturas e o céu nublado, o tradicional desfile cívico em comemoração aos 194 anos da independência do Brasil movimentou a Avenida Medianeira na manhã desta quinta-feira, em Santa Maria.

Associação Santa-Mariense de Alzheimer realiza encontros mensais

De acordo com a comissão organizadora da Semana da Pátria, aproximadamente 6 mil pessoas, entre militares e civis, desfilaram. Quanto ao público, a estimativa da Brigada Militar (BM) é que houve 10 mil presentes.

A técnica de enfermagem Patrícia Souza, 30 anos, prestigiou o evento na companhia dos pais Sirlei, 53, e Osmar, 51. 

Gerência Municipal começa a divulgar ocorrências de trânsito

– Foi muito lindo. O ruim foi o vento, mas trouxemos um chimarrão para disfarçar o frio – diz Patrícia. 

Segundo informações do setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria (Basm), entre 8h e meio-dia, a temperatura ficou na casa dos 12ºC. Porém, devido ao vento de 20 km/h, a sensação térmica era de 7ºC.

O evento começou às 8h, com o hasteamento de bandeiras. Em seguida, os homenageados cruzaram a Medianeira para, assim, dar abertura ao desfile das unidades militares e, depois, das mais de 60 entidades civis. O tema municipal que embasou o desfile deste ano foi Santa Maria: Compromisso com a Educação.

O homenageado local foi o projeto Esperança/Cooesperança, que cruzou a Avenida com cestas de alimentos, representando empreendimentos solidários. 

Das 6 mil pessoas que desfilaram, mais de mil – entre alunos e professores – são integrantes de escolas municipais. Com fantasias, faixas, cartazes e trabalhos feitos em aula, a comunidade escolar fez bonito na Avenida Medianeira. 

Quem adorou o evento foi a pequena Michelle Oliveira, 8 anos. Ela diz que gosta do desfile das escolas para ver professores e amigos.

Michelle gostaria de ter participado, mas conta que a instituição em que estuda, a Escola Sérgio Lopes, não desfilou este ano. Junto com a menina, que vestia touca nas cores da bandeira, estava seu irmão Cauan,10 anos, a irmã, Cristiele, 13, a mãe, Cristiane, 34, e sua avó Elisa Maria, 56.

– Todos os anos, prestigiamos os desfiles. Este e o Farroupilha, no dia 20 de setembro. Quando a minha filha era criança, eu sempre trazia. Agora, trazemos os filhos dela, meu netos – comentou Elisa Maria. 

O encerramento da Semana da Pátria aconteceu às 16h30min, em ato solene de extinção do fogo Simbólico, na Praça Saldanha Marinho.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros