Previsão de ciclone para Santa Maria causa temor, mas meteorologistas pedem calma - Diário de Santa Maria

Região Central12/09/2016 | 16h50Atualizada em 12/09/2016 | 17h39

Previsão de ciclone para Santa Maria causa temor, mas meteorologistas pedem calma

Especialistas alertam que temporal será muito intenso na Argentina e no Uruguai, mas deve chegar fraco na Região Central

Previsão de ciclone para Santa Maria causa temor, mas meteorologistas pedem calma Inmet GOES-13/Reprodução
Foto: Inmet GOES-13 / Reprodução

Uma publicação da agência de meteorologia MetSul levou temor aos moradores da Região Central desde domingo. A postagem alerta que "poderoso ciclone castigará o Rio Grande do Sul e Cone Sul com tempo severo na terça-feira". O texto alerta para rajadas de ventos superiores a 100km/h, "com possíveis registros de 120 km/h a 140 km/h".

O alerta foi suficiente para que se instalasse o pavor em postagens nas redes sociais. A postagem teve 46.691 compartilhamentos (até as 16h35min de segunda-feira), mais 223 mil reações e mais de 5 mil comentários. Ocorre que grande parte do prognóstico da agência fazia referência a força dos temporais que vão atingir a bacia do Rio da Prata. Ou seja: o Uruguai e a Argentina.

"No Rio Grande do Sul, o ciclone também será sentido, mas com menor impacto que no Prata. Instabilidade decorrente do centro de baixa pressão que dará origem ao ciclone já traz chuva e risco de temporais isolados nesta segunda-feira para o Estado", diz o texto da MetSul.

Monitora disse que não agiu de má-fé ao dar multa indevida em parquímetro 

Para os moradores da Região Central, os meteorologistas pedem calma. Eles dizem que ainda é cedo para apostar em quais as regiões do Estado serão afetadas pelo ciclone e que, até agora, não há motivo para pânico.

O meteorologista Gustavo Verardo prevê que os efeitos do temporal nos países vizinhos comecem a ser sentidos em Santa Maria na noite desta segunda-feira. Na madrugada de terça, quando o vento norte há de se intensificar com rajadas de 80 km/h. Não se descarta o risco de queda de árvores e destelhamentos, mas, em princípio, esse ciclone extratropical se afastará para o oceano sem maiores estragos.

– O ciclone é um sistema de baixa pressão muito grande e muito intenso. As linhas de pressão vão fechando em si mesmas, formando uma espiral de nuvens. Em seu núcleo há rajadas de ventos intensas, chuva, e pode haver granizo. Mas as rajadas são pontuais. Não significa que o vento fique em 80km/h o tempo todo – explica o meteorologista do InMet, Rogério Rezende.

– Principalmente em estações de transição, é mais do que comum que ciclones tenham intensidade forte. Esse que está surgindo, por sua rápida formação e queda abrupta de pressão, têm nome de ciclogênese explosiva – explica o meteorologista Gustavo Verardo.

Acidente na BR-158 deixa três pessoas gravemente feridas

O coordenador Regional da Defesa Civil, major Gerson Freitas Marques, faz coro a os especialistas e pede calma a população. Mas, a pedido do Diário, ele dá alguns alertas de segurança válidos para qualquer temporal. 

– Sempre que temos chuvas e ventos e alagmentos é bom  ter cuidado nos locais em que se vai. Zonas alagadas propiciam acidentes, queda em buracos, e a chance de as pessoas serem levadas por correntezas mais fortes, principalmente, em lugares próximos a arroios de rios. Já em caso de ventos muito fortes, evite permanecer em lugares abertos, pelo risco de ser atingidos por galhos e telhas – adverte.


Telefoneis úteis

– Minha casa destelhou. Para quem eu ligo?
Para a Defesa Civil do seu município ou para o órgão estadual, pelo telefone 199. Em Santa Maria, o número é o (55) 3921-7148

– Caiu uma árvore enorme no meu pátio? O que eu faço.
Chame os bombeiros. O telefone é 193

– Minha casa está inundada/ameaçada de deslizamento. Para quem eu peço socorro?
Se você está em área de risco, acione a Defesa Civil.

– Faltou luz
Ligue para a sua concessionária de energia. A AES Sul: 0800 707 7272. RGE:  0800 774 41 20 



 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBM encontra mais de 100 pedras de crack em casa na região norte de Santa Maria https://t.co/UobjAdgC95 https://t.co/iN1DGptmcYhá 43 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAcidente deixa uma motorista morta na ERS-342 em Cruz Alta https://t.co/lVJnmkEgNW https://t.co/JxiB5vzdwUhá 2 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros