Prêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas - Diário de Santa Maria

Inovação30/09/2016 | 16h37Atualizada em 30/09/2016 | 16h37

Prêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas

As inscrições para o Prêmio Empreendedor da RBSTV se encerram nesta segunda-feira

Prêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Em tempos de crise, nenhuma outra palavra é tão falada quando empreender. Se para alguns a situação econômica não é favorável, há outros que fazem do momento uma oportunidade e usam a criatividade como ferramenta para fazer de demandas sociais cotidianas o ¿seu ramo¿.

Piratini parcela salários pelo 8º mês; servidores receberão R$ 810 nesta sexta

Com o intuito de estimular nos estudantes de Santa Maria e região a elaborar projetos científicos e planos de negócios inovadores para desenvolvimento de produtos e serviços, a RBS TV Santa Maria promove o concurso Perfil Empreendedor. As inscrições podem ser feitas pelo site perfilempreendedor@rbstv.com.br até segunda-feira, dia 3 de outubro.

A iniciativa se divide em três categorias: Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Os interessados precisam formar duplas ou trios e buscar orientação de um professor. Na modalidade de Ensino médio e Técnico, os estudantes devem realizar projeto de ciência, enquanto que os acadêmicos de Ensino Superior devem apresentar um plano de negócios. Os cinco melhores trabalhos de cada categoria serão expostos no Salão Imembuí, na Feisma 2016. Os prêmios desta edição são tablets, HDs externos, cursos (Sebrae), certificados e troféus.

Unifra cria serviço de apoio a desempregados em Santa Maria

A Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai) tem marcado presença no evento. A instituição já teve três trabalhos premiados. Em 2014, na categoria Ensino Técnico, o centro de ensino foi agraciado pelos projetos Design Decorativo Sustentável e Detergente Sustentável, que levaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

No ano passado, a Emai foi vencedora na categoria com o protótipo de uma churrasqueira solar, a partir de uma cafeteira velha de aço inox e lente retroprojetora. O objetivo era fazer o assado sem utilização de carvão ou madeira, não emitindo resíduos poluentes, usando a energia limpa do Sol.

Moradores do residencial Leonel Brizola aguardam inauguração de escola

Segundo o aluno e idealizador do projeto, Igor Rosa, 18 anos, que contou com a parceria dos colegas, Thainã Seeger e Flávio Vieira, o prêmio foi uma oportunidade de aprendizado:

– Aprendemos a trabalhar em grupo, a nos comunicar e lidar com o público. Foi muito importante, porque a gente não confia muito na nossa capacidade, a gente não sabe onde é capaz de chegar. Ter participado nos mostrou que pensando em grupo se pode ir muito mais além – disse o futuro engenheiro mecânico.

VÍDEO: imagens mostram suspeito de matar taxista entrando no veículo

Para o professor orientador, Sandro Bandeira, 50 anos, a escola busca desenvolver nos alunos iniciativas empreendedoras sustentáveis. Ele ainda ressalta que a instituição pretende participar desta edição com três projetos.

– O Prêmio Empreendedor é uma forma de promoção, pois dá visibilidade aos alunos, mas principalmente para a empresa – comenta o professor, acrescentando que além de serem convidados a comporem outras exposições científicas, "a procura pela escola cresceu¿ depois das premiações.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros