Polícia diz que já identificou suspeito que assaltou ônibus e jogou gasolina em motorista - Diário de Santa Maria

Santa Maria22/09/2016 | 07h27Atualizada em 22/09/2016 | 08h05

Polícia diz que já identificou suspeito que assaltou ônibus e jogou gasolina em motorista

Polícia Civil e Brigada Militar vão fazer ações preventivas para evitar esse tipo de crime

A Brigada Militar e a Polícia Civil preparam uma série de ações conjuntas para prevenir a ação de criminosos que se passam por passageiros para assaltar ônibus em Santa Maria. Os alvos são, principalmente, linhas que passam pela BR-287, a Faixa Nova de Camobi, e a ERS-509, a Faixa Velha de Camobi. Nesta quarta-feira, um assaltante jogou gasolina no motorista e no cobrador antes de fugir com o dinheiro do caixa do ônibus que fazia a linha da Vila Maringá para o Centro, na Faixa Nova de Camobi.

Ladrão joga gasolina em motorista e cobrador durante assalto a ônibus em Santa Maria

Conforme o delegado Antonio Firmino de Freitas Neto, titular da 4ª Delegacia da Polícia Civil, que investiga o último assalto, equipes conjuntas das BM e da PC, em viaturas identificadas e também à paisana, farão o acompanhamento de algumas linhas, com abordagens em passageiros nas paradas e também nos coletivos.

Polícia identifica suspeitos de assaltos a ônibus em Santa Maria

Tanto o delegado quanto o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar, tenente-coronel Erivelto Hernandes, responsável pelo policiamento ostensivo em Santa Maria, avaliam que o crime desta quarta-feira foi um fato isolado e com um modus operandi bem diferente do que geralmente acontece nesse tipo de caso.

Grupo faz arrastão em ônibus na BR-392, em Santa Maria

– Acreditamos que esse indivíduo não tenha nada a ver com aquele grupo. Foi um fato isolado. Muitos pontos têm que ser ressaltados. O horário era no início do itinerário, tinha pouco dinheiro, o suspeito apresentava sintomas de embriaguez. Depois que aquele grupo foi preso, não tivemos mais incidência, esse foi o primeiro. Mas é um crime difícil de prevenir porque o criminosos vão esperar o melhor momento para cometer o crime – salienta o comandante do 1º RPMon.

Ônibus que faz a linha Universidade é assaltado em Santa Maria

O delegado Firmino, responsável pela investigação que resultou na apreensão de um grupo suspeito de pelo menos 10 assaltos a coletivos (leia mais abaixo) e que investiga também o caso desta quarta-feira, diz que já há suspeito para esse assalto.

Ônibus é assaltado e passageiros são agredidos em Santa Maria

– Foi um caso isolado e um tanto atrapalhado. Pelo horário, que não tinha muito dinheiro, por ele ir sozinho, só com uma mochila. A gasolina foi o meio que ele achou de intimidar as pessoas. Ele foi irresponsável, poderia ter colocado fogo em tudo. Devia ser um "crackeiro" desesperado – diz Firmino.

Grupo que assaltava lotações foi preso

No dia 14 de agosto, após uma série de pelo menos quatro assaltos a coletivos na mesma rota, na BR-287, na Faixa Nova de Camobi, a Brigada Militar (BM) apreendeu três adolescentes e um suspeito com mais de 18 anos. Eles foram flagrados, possivelmente, preparando-se para mais um assalto, já que estavam escondidos em um matagal, próximo a uma parada, com os rostos cobertos e armados com facas.

Assaltantes atacam ônibus e roubam passageiros em Santa Maria

Apesar de ter sido liberado logo depois, o grupo passou a ser monitorado pela inteligência da BM e pela investigação da 4ª Delegacia da Polícia Civil. No dia 2 de setembro, seis adolescentes foram apreendidos, e um com mais de 18 anos foi preso, em ação conjunta das duas polícias, após mandados de internação expedidos pela Vara da Infância e da Juventude.

O grupo foi identificado como autor de quatro roubos entre os dias 5 e 9 de agosto. No entanto, conforme a BM, eles seriam suspeitos de pelo menos outros seis assaltos a ônibus no último mês. Os adolescentes continuam internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), e o homem está preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Eles foram encontrados em casa, no Residencial Zilda Arns, no bairro Diácono João Luiz Pozzobom, na Região Centro-Leste, bem próximo de onde praticavam os assaltos.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCandidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas https://t.co/LVLSIiEI6H https://t.co/b6oA7rxa4ihá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros