Polícia cumpre 68 mandados de busca em operação para coibir receptadores de celulares - Diário de Santa Maria

Santa Maria28/09/2016 | 08h57Atualizada em 28/09/2016 | 08h57

Polícia cumpre 68 mandados de busca em operação para coibir receptadores de celulares

Só neste ano, foram registrados 966 roubos a pedestre, a maioria com roubo de celulares

Polícia cumpre 68 mandados de busca em operação para coibir receptadores de celulares Polícia Civil/Divulgação
Participam da ação 150 policiais Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Accipit (do latim, "receptador"), para combater receptadores de celulares roubados em Santa Maria. Ela começou às 7h30min e tem alvos em todas as regiões da cidade.

Taxista é assassinado a tiros em Santa Maria

Para isso, 120 policiais das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Delegacias de Polícia (DPs), além da de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), atuam diretamente no cumprimento de 68 mandados de busca e apreensão. Eles têm à disposição 40 viaturas. Outros 30 policiais prestam apoio nas delegacias. Há mandados sendo cumpridos também na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, em Júlio de Castilhos e região metropolitana de Porto Alegre.

Polícia Civil investiga morte de jovem em São Vicente do Sul 

De acordo com o delegado Marcelo Arigony, titular da 2ª DP e responsável pela operação, ela foi planejada devido ao aumento no número de roubos a pedestre em Santa Maria. Só neste ano, foram 966. A maioria, segundo Arigony, com roubo de aparelhos celulares.

– Essa é uma operação que visa coibir o receptador. Na maior parte dos roubos a pedestre é levado o celular, pois são caros e uma moeda de troca fácil, seja por droga ou para venda. E muitas vezes o roubo a pedestre, que é um crime grave, leva a um latrocínio – explica Arigony.

Polícia Civil reproduz desaparecimento de mulher em Dilermando de Aguiar 

Ele relembra o assassinato de Shelli Uilla da Rosa Vidoto, 27 anos, morta durante um assalto.

A investigação começou em março deste ano e ao longo dela houve 50 quebras de sigilo telefônico concedidas pela Justiça.

Bandido assalta lotérica e foge com R$ 8 mil em Santa Maria

Por conta do período eleitoral, não é possível que haja prisões, a não ser que haja flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. O delegado explica também que a proposta da operação "é pedagógica, com a intenção de coibir mesmo".

– Quem for apreendido será levado à delegacia para prestar esclarecimentos e depois vai ser liberado. Vamos levantar se o crime foi culposo, doloso, ou até mesmo se a pessoa adquiriu o aparelho de boa-fé. Pode ter sido uma vítima – explica Arigony.

Idoso fica preso às ferragens de veículo após acidente na BR-158 em Dilermando de Aguiar

Essa é a primeira fase da operação.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros