Polícia Civil de Santiago investiga morte de paciente que aguardava por leito de UTI - Diário de Santa Maria

Crise na saúde21/09/2016 | 11h09Atualizada em 21/09/2016 | 11h46

Polícia Civil de Santiago investiga morte de paciente que aguardava por leito de UTI

João Francisco Penteado da Silva, 75 anos, aguardava para ser operado desde o dia 12. Ele morreu nesta terça-feira

RBS TV

A Polícia Civil de Santiago instaurou um inquérito para investigar as responsabilidades no caso de um paciente que morreu no Hospital de Caridade do município enquanto aguardava um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) cardiológica. 

Ladrão joga gasolina em motorista e cobrador durante assalto a ônibus em Santa Maria

João Francisco Penteado da Silva, 75 anos, internou no hospital no dia 12 de setembro quando foi constatada a necessidade de uma cirurgia para colocar um marca passo.

Dois homens são presos pelo furto de 150 pneus de loja em Santa Maria

O procedimento só poderia ser feito em uma UTI cardiológica, mas não havia leito nem na rede pública nem em hospitais privados do Estado.

Depois do dia 17, quando o quadro geral de Silva piorou, a Justiça emitiu duas determinações de internação imediata do paciente em uma UTI cardiológica. As determinações não foram cumpridas pela Secretaria de Saúde, que alegou falta de leito.

Silva morreu nesta terça-feira. Ele estava em um leito da UTI comum do Hospital de Caridade. O corpo do idoso é velado desde o começo da manhã na capela 3 da funerária Andres. O sepultamento será às 16h no Cemitério Paulo VI. 

Conforme o delegado Guilherme Antunes, após a abertura do inquérito, serão revisadas as determinações judiciais para entender a quem a Justiça se dirigiu, se ao município ou ao governo do Estado, para então apurar as responsabilidades do caso. 

Sônia Nicola, diretora técnica do Hospital de Caridade de Santiago, garante foram feitas diversas ligações para a Central de Regulação de Leitos do Estado. Além disso, o hospital encontrou em contato com instituições privadas de cidades como Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana, mas não havia nenhum leito disponível em UTIs cardiológicas. 


 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros