Nove mil pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Santa Maria - Diário de Santa Maria

20 de Setembro20/09/2016 | 14h05Atualizada em 20/09/2016 | 17h56

Nove mil pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Santa Maria

Público assistiu à passagem de 41 entidades tradicionalistas pela Avenida Medianeira

Nove mil pessoas acompanham Desfile Farroupilha em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Cerca de nove mil pessoas, conforme dados da Brigada Militar, assistiram ao desfile do Dia do Gaúcho em Santa Maria nesta terça-feira.

20 opções de jantares e bailes para aproveitar o 20 de Setembro em Santa Maria

Pela Avenida Medianeira, mais de 40 entidades, num total de 2,5 mil integrantes, desfilaram com seus cavalos e caminhões alegóricos contando a história do Rio Grande pelo viés do tema deste ano República das Carretas, que celebra os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Confira como fica o transporte coletivo em Santa Maria no feriado de 20 de Setembro

Durante os últimos dois anos, Santa Maria não teve desfile. Em 2014, a decisão ocorreu por problemas com a prefeitura e muitas entidades foram interditadas pelos bombeiros. E, no ano passado, houve impedimento do uso de cavalos no desfile, por causa da doença do mormo.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 20 de setembro em Santa Maria

Nesta manhã, a apresentação encheu os olhos da família Silveira, que veio de Penedos (AL) para morar em Santa Maria há apenas dois anos. Hoje, já devidamente adaptados ao frio do Estado, os alagoanos não pouparam elogios ao desfile que foi visto pela primeira vez.

– Preservar a história de um povo é o que diferencia os gaúchos – afirmou o comerciante Paul Jaime Silveira de Fraga, 49.

Após dois anos, Desfile da Semana Farroupilha volta com força em Santa Maria

Ao longo do desfile, manifestações de orgulho e um ar, com um quê de bairrismo, de quem acredita que o Estado ainda serve "de modelo a toda terra". Nem por isso, os gaúchos deixaram de lado a ironia e o sarcasmo para criticar a realidade do país e do Estado.

– Hoje, o Estado não é quase modelo de nada... Mas, no passado, já fomos grandes. Sobram violência e problemas de toda ordem, desrespeito ao funcionalismo público e à sociedade. Mas o povo gaúcho deve ser saudado sempre – disse o servidor estadual Paulo Fonseca Schmidt, 53.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS


 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCandidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas https://t.co/LVLSIiEI6H https://t.co/b6oA7rxa4ihá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros