Novas empresas assumem coleta de lixo em Santa Maria nesta quinta-feira - Diário de Santa Maria

Infraestrutura01/09/2016 | 14h38Atualizada em 01/09/2016 | 14h38

Novas empresas assumem coleta de lixo em Santa Maria nesta quinta-feira

Já é possível ver os novos caminhões e contêineres nas ruas e avenidas da cidade

Novas empresas assumem coleta de lixo em Santa Maria nesta quinta-feira João Pedro Lamas/Divulgação
Foto: João Pedro Lamas / Divulgação

Duas empresas assumiram os serviços de coleta de lixo em Santa Maria nesta quinta-feira. A Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, agora é a responsável por fazer a coleta e o transporte de resíduos sólidos domiciliares por meio de contêineres. Já a Sustentare Saneamento, de São Paulo, dará conta da coleta convencional e o transporte de resíduos domiciliares e públicos, bem como de inservíveis e de animais.

Santa Maria recebe 250 novos contêineres para coleta de lixo 

Os contêineres começaram a ser substituídos na noite da última quarta-feira. O trabalho é feito durante a noite, pois a ação afeta o trânsito por cerca de minutos nas vias onde estão os contêineres. Conforme a direção da Cone Sul, serão 550 substituídos. Diferente dos antigos, com capacidade de 2,4 m³, os novos comportam até 3,2 m³. Isso significa que a população deve enfrentar menos problemas com a superlotação. A renovação deve levar, no máximo, 10 dias. Dentro desse período, deve ser definido onde ficarão outros 100 contêineres, totalizando 650. Os novos contêineres são da cor cinza claro, diferente da cor das lixeiras antigas, que são verdes. A empresa receberá R$ 9 milhões para os dois anos de contrato.

– Temos nove anos de experiência na área e com atuação em diversas cidades do Estado. Serão três caminhões de coleta lateral. A população vai sentir a diferença. Tenho acompanhado na imprensa os problemas que a população enfrenta com o lixo. Eles serão solucionados – garante Ricardo Muradás, responsável pela Cone Sul.

Licitação escolhe duas empresas para fazer a coleta e a destinação do lixo em Santa Maria

A empresa Sustentare Saneamento, de São Paulo, ficará responsável pela coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos, além da coleta de bens inservíveis e de animais. Zonas de descarte irregular de lixo e onde há grandes focos de depósito também serão cobertas pela coleta (saiba abaixo os dias em que será feita a coleta por região). A empresa deve ser acionada por meio do telefone (55) 3921-7151. Os caminhões de lixo são novos. O valor a ser pago à empresa é de R$ 14,3 milhões por dois anos de contrato.

Cinco empresas gaúchas, duas paulistas e uma mineira disputam licitação da coleta de lixo em Santa Maria

Os contratos com as duas empresas podem ser renovados por mais três anos. Já o contrato com a Revita terminou em 31 de janeiro deste ano, mas, como não havia definição de quem assumiria o serviço depois dela, já que a licitação estava em andamento, foram firmados contratos emergenciais. Ela atuava no município desde 2010. O quadro funcional, com quase 100 colaboradores, foi absorvido pelas duas empresas.

Coleta por regiões

Norte – Segunda, quarta e sexta
Sul – Segunda, quarta e sexta
Leste – Segunda, quarta e sexta
Oeste – Terça, quinta e sábado
Centro – Todos os dias

dias

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM"Eu acordei com uma ligação, e disseram que meu filho estava morto", diz pai de taxista https://t.co/6Y3vjZRVZ3 https://t.co/ZDFROJLMYFhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSanta Maria ganhará novo cursinho pré-vestibular https://t.co/FjzfzfdOin https://t.co/8RU8TyJudehá 10 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros