Motoristas profissionais de táxi, ônibus e motos apontam as piores ruas de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Infraestrutura18/09/2016 | 17h45Atualizada em 18/09/2016 | 17h45

Motoristas profissionais de táxi, ônibus e motos apontam as piores ruas de Santa Maria

Prefeitura promete melhorias

Motoristas profissionais de táxi, ônibus e motos apontam as piores ruas de Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Floriano Mendes da Costa diz que há sete anos, sua rua, a Célio Schirmer, só piora  Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Alessandra Noal
Alessandra Noal

Especial

Quem percorre as ruas de Santa Maria de carro, moto ou ônibus sabe: não faltam buracos. O desgaste do pavimento pelo tráfego, pela chuva e pela qualidade dos materiais são justificativas conhecidas e compreensíveis para o problema, que não é de hoje. Mesmo assim, não reduzem as queixas de quem se sente lesado pela má conservação das vias do Centro e dos bairros.

Para motoristas profissionais, o problema se agrava na medida em que passar por ruas esburacadas, sem asfalto ou com desníveis se torna sinônimo de prejuízo. Pneus furados ou rasgados, aros tortos, raios quebrados, lataria amassada e amortecedores a trocar são alguns itens elencados por taxistas, mototaxistas e condutores de coletivos.

– Não são só os buracos que atrapalham, mas, também, os remendos que fazem. Desgastam o carro. Em dias de chuva, é pior. Os buracos enchem de água, a gente não enxerga e cai – diz o taxista Alexandre Almeida, 42 anos.

E foi justamente esses profissionais que o Diário consultou para saber quais as piores ruas de cidade. A maioria pediu para ter a identidade preservada, mas fez questão de apontar as ruas de pior trânsito – e ainda apontaram que os pedestres e passageiros também sofrem com as más-condições da pavimentação. Mas os moradores de cada uma das localidades serviram de testemunhas para as queixas dos motoristas e acrescentam que os problemas são antigos.

Tanto pedestres quanto condutores avaliam que falta de investimento em materiais de boa qualidade e em mão-de-obra qualificada para o serviço de recuperação das ruas. O resultado disso seria a pouca duração dos consertos, especialmente em época de chuva. Confira, ao lado, as ruas apontadas por motoristas como as piores da cidade.





A prefeitura promete melhorias

A prefeitura já começou a tomar providências, diz o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil. Segundo ele, desde o dia 9 de setembro está em andamento mais uma operação tapa-buracos. Ele admite que a medida é paliativa, mas que era necessária.

– Fizemos um mapeamento das ruas asfaltadas que estão com buracos. As três equipes encarregadas já estão trabalhando. Estamos nas vias centrais e, em seguida, vamos para os bairros – diz.

O secretário acrescenta que não há prazo para a finalização dos trabalhos, que só pode ser atrapalhado pela chuva.

Nas mais de 2,5 mil ruas de chão batido de Santa Maria, Calil garante que já está sendo feito o patrolamento. Na última quarta-feira, o secretário se reuniu com o prefeito José Haidar Farret para tratar do asfaltamento de ruas que já estavam previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que previa R$ 20 milhões para obras.

– Algumas já foram licitadas e aguardam a ordem de serviço para iniciar, outras já começaram e outras estão sendo encaminhadas junto a Caixa Econômica Federal para licitação – explica.

>> Ruas que serão asfaltadas:

– Ruas Machado de Assis, Senador Cassiano e Gomes Carneiro, no bairro Menino Jesus
– Rua Florianópolis e a Avenida Brasil, no bairro Pinheiro Machado
– Rua Adi Forgiarini e Rua 1, na Vila São Serafim, bairro Pinheiro Machado
– Rua José Parcianelo, na Vila Tropical, bairro Urlândia
– Rua José Franciscato e Rua Helena Toniolo Figueira, no bairro São José
– Rua Miosótis e Rua Jasmim, no bairro Patronato
– Rua Alfredo Preigchadt, na Vila Rossato, bairro Nossa Senhora das Dores
– Valdemar Coimbra, no bairro Lorenzi

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorintians recebe o Guarani-VA pela 3ª rodada do Estadual de Basquete https://t.co/oAQrQsChzk https://t.co/fxsAbDnY5yhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas https://t.co/xYX6QSQkWN https://t.co/kPZuZuNRm9há 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros