Homem que matou irmã após surto de esquizofrenia é levado para a penitenciária em Santa Maria - Diário de Santa Maria

44º homicídio08/09/2016 | 20h41Atualizada em 09/09/2016 | 10h11

Homem que matou irmã após surto de esquizofrenia é levado para a penitenciária em Santa Maria

Situação do suspeito será reavaliada em audiência de custódia nesta sexta-feira

Homem que matou irmã após surto de esquizofrenia é levado para a penitenciária em Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Por volta das 18h desta quinta-feira Sérgio Vaz da Silva, 54 anos, preso em flagrante pela morte da irmã, Eracilda Terezinha Vaz da Rosa, 64, ingressou na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Irmão mata irmã durante surto e é preso

Silva, suspeito de ter matado a irmã após um surto de esquizofrenia, foi colocado em uma cela de isolamento por iniciativa da direção da casa prisional, que teve conhecimento, por meio da imprensa, que o preso tem problemas mentais. Silva toma uma série de medicamentos, que foram encaminhados junto com ele.

Bandidos arrombam agência bancária e levam R$ 100 mil em Santiago

Se o problema mental for comprovado, Sérgio é inimputável. Ou seja, não seria preso, e, sim, encaminhado para um instituto psiquiátrico. No entanto, é possível que isso só seja comprovado após um exame de sanidade mental. Apesar de ter recursos para atendimento, a penitenciária não seria o local adequado, já que o suspeito precisa de tratamento especial que poderia ser oferecido por um instituto psiquiátrico.

Dupla assalta mercado no bairro Tancredo Neves, em Santa Maria

Conforme o juiz Leandro Augusto Sassi, plantonista que homologou a prisão, no Auto de Prisão em Flagrante (APF) não havia a informação de que Silva sofria algum tipo de doença mental. A situação deve ser reavaliada nesta sexta, já que foi designada audiência de custódia. No entanto, a Susepe não tem feito o transporte dos presos para essas audiências. Além disso, como o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), que recebe pessoas que praticaram crimes e que têm problemas mentais, está interditado, uma outra alternativa será procurada.

– Se isso se confirmar mesmo, vai ser bem complicado, diante da dificuldade de dar esse encaminhamento para esse pessoal que sofre esse tipo de transtorno, já que o Instituto Psiquiátrico Forense está interditado. Vamos ver se achamos uma alternativa – explica o juiz.

O crime

O crime ocorreu por volta do meio-dia, na casa onde Eracilda e Silva moravam com mais um irmão, na Rua João Brunhauser, próximo a entrada do Beco da Tela, na Vila Schirmer. O terceiro irmão chegava em casa quando flagrou Sérgio tentando pular o muro da casa, que mede aproximadamente dois metros de altura. Sujo de sangue, o homem foi detido pelo irmão, que ficou deitado sobre o suspeito até a chegada da Brigada Militar (BM), que efetuou a prisão em flagrante. 

O corpo de Eracilda estava na sala, e tinha marcas de ferimentos próximo ao pescoço e no peito. Uma faca de cozinha, com lâmina de 20cm, foi apreendida. O Serviço de Atendimento-Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e atestou a morte. Logo em seguida, chegaram a Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Segundo vizinhos e familiares, Sérgio sofre de esquizofrenia há algum tempo, e a irmã era quem cuidava dele.

_ Ele é doente há bastante tempo. Vivia internado. Ela era a tutora dele e fazia de tudo pelo irmão. Quando ele ficava bravo, era só a ela a quem ele ouvia. Mas não havia um histórico de violência. Só quando dava esses ataques ele ficava bravo, mas ela acalmava ele. Infelizmente dessa vez não deu _ contou uma amiga da família.

O corpo de Eracilda será velado nas capelas do Hospital de Caridade, e o enterro será às 10h30min desta sexta, no Cemitério Ecumênico.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros