Homem que matou a irmã após surto em Santa Maria será internado em manicômio - Diário de Santa Maria

44º homicídio09/09/2016 | 16h15Atualizada em 09/09/2016 | 16h43

Homem que matou a irmã após surto em Santa Maria será internado em manicômio

Sérgio Vaz da Silva será levado ao Instituto Psiquiátrico Forense 

Homem que matou a irmã após surto em Santa Maria será internado em manicômio Jean Pimentel/Agencia RBS
Mulher foi morta com duas facadas, uma no pescoço e outra no peito, na sala da casa onde morava, próximo ao Beco da Tela Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O homem suspeito de matar a irmã após um surto de esquizofrenia em Santa Maria, na quinta-feira, será internado para receber tratamento psiquiátrico. Sérgio Vaz da Silva, 54 anos, chegou a ser levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) depois de ter sido preso em flagrante pela morte da irmã, Eracilda Terezinha Vaz da Rosa, 64, no bairro João Goulart. No entanto, após audiência de custódia, realizada na sexta-feira, o juiz Leandro Augusto Sassi, titular da 4ª Vara Criminal, determinou a internação.

Irmão mata irmã durante surto e é preso

Na audiência, conduzida pelo magistrado, e na presença de um defensor público e de um promotor de Justiça, foram apresentados os fatos. Silva tem evidente transtorno psiquiátrico e já estava interditado (declarado incapaz dos seus atos e sob tutela de um responsável). Assim, Sassi determinou que ele fosse conduzido ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde já fazia tratamento, para nova avaliação, ainda na sexta-feira. Depois, ele seria conduzido ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre, que recebe pessoas com doenças psíquicas que praticaram crimes.

Homem que matou irmã após surto de esquizofrenia é levado para a penitenciária em Santa Maria

Como o IPF estava interditado parcialmente e proibido de receber novos pacientes, Sassi contou com a ajuda do juiz Luciano André Losekann, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, que cuida da situação do IPF.

Schirmer promete mais policiais nas ruas já na semana que vem

– Ele disse que já está levantando a interdição do IPF e que  haveria condições de recebê-lo sem problemas. Mandei-o para o Husm e agora vamos encaminhá-lo a Porto Alegre para continuar o tratamento. Ele não tem condição nenhuma, não tem nem noção do que aconteceu – explica o juiz.

Trio é preso por furto de materiais de construção de obra em Santa Maria

Silva matou a irmã a facadas  na casa onde os dois moravam com mais um irmão, no bairro João Goulart, na tarde de quinta. Como tem problemas mentais, Silva provavelmente será considerado inimputável, que é quando "...por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato...", como diz o artigo 26 do Código Penal. Porém, essa definição só se dará ao longo do processo.

Eracilda foi a 44ª vítima de homicídio do ano em Santa Maria.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorintians recebe o Guarani-VA pela 3ª rodada do Estadual de Basquete https://t.co/oAQrQsChzk https://t.co/fxsAbDnY5yhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas https://t.co/xYX6QSQkWN https://t.co/kPZuZuNRm9há 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros