Familiares e amigos se despedem da artista plástica Rosely Uberti em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Despedida27/09/2016 | 20h17Atualizada em 27/09/2016 | 20h19

Familiares e amigos se despedem da artista plástica Rosely Uberti em Santa Maria

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, rins e fígado da artista plástica foram doados e vão salvar pessoas que estavam na fila do transplante

Familiares e amigos se despedem da artista plástica Rosely Uberti em Santa Maria Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

Cerca de 150 pessoas, entre familiares e amigos, foram se despedir da artista plástica Rosely Martins Uberti, 55 anos, na tarde desta terça-feira. Mulher do músico Janu Uberti e mãe de três filhos, ela teve morte cerebral na segunda-feira, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. O clima de comoção no velório, que ocorreu na capela 5 do Hospital de Caridade, tomou conta de quem esteve presente. E a emoção foi ainda maior pelo gesto de solidariedade da família, que optou pela doação de órgãos.

STJ nega indenização para famílias das vítimas da boate Kiss

– Ela passou mal sábado à noite e foi hospitalizada. O aneurisma foi muito forte e não houve como fazer cirurgia. A morte cerebral foi diagnosticada ontem (segunda-feira), às 16h. Em vida, ela sempre dizia que, se um dia morresse, queria doar. Então fizemos a vontade dela – comentou Janu. 

Professora da UFSM é condenada a pagar R$ 90 mil por estelionato contra a União

Um equipe do hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou o procedimento da captação dos rins e fígado de Rosely. Eles chegaram em Santa Maria por volta do meio-dia e deixaram o Hospital de Guarnição (HGu) por volta das 14h, em direção à Base Aérea de Santa Maria (Basm), de onde partiriam em voo para a capital. 

Especialistas da Santa Casa de Misericórdia levaram órgãos para Porto Alegre Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

– Nesse momento só temos a agradecer à família, que em um momento desses conseguiu transformar a dor em um gesto tão bonito. Sabemos que já há uma equipe em preparação para o transplante do fígado em Porto Alegre, aguardando o órgão chegar – explicou Juliano Martini, cirurgião de transplantes da Santa Casa. 

O sepultamento de Rosely será na quarta-feira, às 9h, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Importância

Coincidentemente, nesta terça foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos. De acordo com o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Cristiano Franke, hoje há cerca de 1,2 mil pessoas na fila de espera por um órgão ou tecido no Estado.

– Até hoje, temos 215 doações de órgãos no Rio Grande do Sul. Se continuarmos nesse ritmo, podemos superar o ano passado, que teve 245. Já passamos dos 1,5 mil transplantes esse ano e, no ano passado, atingimos a marca de 67 transplantes por milhão de pessoas, que é um índice igual ao de países extremamente desenvolvidos da América do Norte e da Europa, por exemplo – exemplifica Franke. 

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 72 hospitais cadastrados a notificar as doações. Após diagnosticada a morte cerebral e a autorização da família, vários exames são realizados, como a compatibilidade de tipagem sanguínea, o tamanho do órgão e a compatibilidade imunológica. A partir daí, são selecionados os possíveis candidatos a receber os órgãos, por ordem de entrada na lista de espera. 

No Estado, a cada 10 famílias, seis autorizam a doação. A principal causa para a não autorização é o desconhecimento do desejo por parte da família, ou, em certos casos, ser contrária à doação independentemente da vontade do paciente. 

– Quem vai tomar a decisão e representar a fala de quem faleceu é a família – afirma Franke.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros