Familiares de vítimas da boate Kiss se manifestam contra nomeação de Cezar Schirmer - Diário de Santa Maria

Secretário de Segurança Pública05/09/2016 | 14h06Atualizada em 05/09/2016 | 14h06

Familiares de vítimas da boate Kiss se manifestam contra nomeação de Cezar Schirmer

Grupo quer que o governador do Estado reconsidere a decisão

Familiares de vítimas da boate Kiss se manifestam contra nomeação de Cezar Schirmer Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Membros da Associação dos Familiares de Vítima e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), do Movimento Luto à Luta e das Mães de Janeiro se manifestam desde às 9h, na Praça Saldanha Marinho, contra a nomeação do ex-prefeito Cezar Schirmer (PMDB) como secretário de Segurança Pública do Estado.

– Como pode uma pessoa que não consegue cuidar nem da própria cidade ser nomeado como secretário de Segurança do Estado? Ele que foi indiciado pela polícia e carrega nos ombros a morte de 242 de pessoas! É um deboche! – desabafa a dona de casa Vânia Dacorso, 54 anos, mãe da estudante Vitória, de 22, morta no incêndio.

Câmara de Vereadores de Santa Maria nomeia comissão para investigar Cezar Schirmer

A prefeitura foi isenta da responsabilidade nas esferas administrativa e criminal dentro do processo do caso Kiss. No entendimento do Ministério Público (MP), houve falha de comunicação entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Finanças em relação à legalidade da boate. Enquanto uma secretaria alegava irregularidade predial, a outra autorizou o uso econômico do local. Os dois pareceres divergentes, entretanto, não caracterizariam irregularidade porque foram emitidos dentro das leis vigentes.

Entrevista: "Estou consciente da dimensão do desafio", diz Cezar Schirmer

Na noite de domingo, os membros das organizações entraram em contato uns com os outros para planejarem a manifestação. Eles decidiram por um abaixo-assinado online e presencial, que está disponível na tenda da Vigília, na praça. A ideia é pressionar o governador José Ivo Sartori (PMDB) a reconsiderar a nomeação. O abaixo-assinado deve ficar disponível até o final desta semana.

– Nós estaremos presentes na coletiva de imprensa que o senhor ex-prefeito vai dar agora de tarde na prefeitura. Queremos dar os parabéns para ele. E pedir que se desculpe, coisa que ele nunca fez – afirma a doceira Ligiane Righi da Silva, 46 anos, mãe da estudante Andrielle, de 22, também vítima da tragédia.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a coletiva está marcada para acontecer às 16h, no prédio da SUCV.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMIdoso fica preso às ferragens de veículo após acidente na BR-158 em Dilermando de Aguiar https://t.co/X5m4pMhXRM https://t.co/p5ODC6Lk1Rhá 14 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTaxista é assassinado a tiros em Santa Maria https://t.co/YlYOr8Itlk https://t.co/Jcjopyr8RShá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros