Família que teve casa demolida na Vila Bilibio busca indenização na Justiça - Diário de Santa Maria

Habitação13/09/2016 | 07h45Atualizada em 13/09/2016 | 07h48

Família que teve casa demolida na Vila Bilibio busca indenização na Justiça

Os cinco estão vivendo em um barraco de madeira improvisado no local 

Família que teve casa demolida na Vila Bilibio busca indenização na Justiça Jean Pimentel/Agencia RBS
Pedro Soares, 67 anos, perdeu a casa grande onde residia e agora vive em um barraco improvisado na Vila Bilibio Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A família Soares recebeu o Diário, na manhã desta segunda-feira, sentada em bancos de madeira, em cima do terreno onde ficava a sua casa na Vila Bilibio, demolida há seis dias durante uma ação judicial, pois ela havia sido erguida em uma área de risco.

Casas em área de risco são demolidas em Santa Maria

Sem ter para onde ir, os cinco integrantes da família improvisaram uma moradia em um barraco de madeira erguido às margens da rua que leva até a parte de cima da vila, que fica próxima da BR-158, no bairro Km 3, Região Nordeste.

– A gente fez toda a vida aqui. Temos nossos vizinhos, amigos e família aqui. E agora demolem a minha casa, que foi erguida com muito esforço ao longo de muito tempo e querem nos levar para longe? – relata dona Terezinha de Fátima Soares, artesã de 61 anos.

"Eu vivo aqui há 48 anos e, agora, não tenho para onde ir", diz morador após ter a casa demolida

Ela é esposa do aposentado Pedro Soares, 67 anos, sendo que 48 deles foram vividos na vila. Ele conta que havia sido notificado da ação judicial de demolição e desocupação e que lhe ofereceram uma casa no loteamento Leonel Brizola, na Região Leste. No entanto, a família considerou que ela era muito pequena para todos.

– Não cabia nem a geladeira! Como ia viver eu e mais quatro pessoas? Só que eu não sabia que ia ficar sem um lugar para morar caso não aceitasse a casa – conta Soares.

Outras quatro famílias também perderam casas. Foram realocadas para loteamentos na cidade Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS

De acordo com o advogado da família, Fernando Gabbi Polli, é preparada uma ação indenizatória.

– É o que cabe fazer agora. A ação é antiga, a área é de risco e eles precisavam sair. A casa que foi ofertada não atingia nem 50% do valor investido por eles na área na vila. Deveria ter sido dada uma indenização prévia (para que eles pudesse buscar um novo lugar para viver), para depois haver uma proporcional (para que eles não saíssem no prejuízo) e é isso que vou buscar agora – afirma o advogado.

Moradores da Vila Bilibio estão sendo notificados para deixarem casas em locais perigosos

Polli ainda levanta a questão de que seus clientes não teriam tido a oportunidade de opinar durante o processo, mas simplesmente recebido notificações de que teriam de deixar o local. A prefeitura conta que a família foi informada em audiência sobre a decisão e que a casa ofertada a ela havia sido recusada. Apesar disso, pôs a secretaria de Habitação e Regularização Fundiária à disposição para tentar viabilizar alguma medida para ajudá-la.

Defesa Civil monitora condições do solo na Vila Bilibio em Santa Maria

Enquanto isso, a família depende dos vizinhos e amigos para ter acesso a água e luz – os mesmos que lamentavam ter que deixar caso se mudassem – e vive no barraco de uma peça, enquanto antes estavam acostumados com duas áreas de 8 peças (com banheiro e cozinha).

– Nós perdemos tudo. Uma vida inteira aqui. Todo o dinheiro investido. Não sei bem ainda o que fazer – desabafa Soares.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a família pelo telefone (55) 9999-9084.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCâmara cria comissão para investigar denúncia contra Farret https://t.co/KFZOAHtsEH https://t.co/jFt6tu3GSjhá 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltante esfaqueia taxista e é preso em Santa Maria https://t.co/3fwdKZFDrJ https://t.co/AMauaJdQmAhá 18 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros