Doença será tema de palestra nesta quarta-feira - Diário de Santa Maria

Dia Mundial do Alzheimer20/09/2016 | 19h04Atualizada em 20/09/2016 | 19h06

Doença será tema de palestra nesta quarta-feira

O encontro é aberto ao público e tem entrada gratuita

Doença será tema de palestra nesta quarta-feira Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Uma doença silenciosa e degenerativa que se caracteriza pela diminuição das atividades mentais, em especial, da memória. Essas são as características do Mal de Alzheimer.

Depressão em idosos pode ser detectada, tratada e superada 

Na cidade, com o intuito de prestar apoio aos cuidadores e portadores da doença, um grupo de pessoas fundou a Associação Brasileira de Alzheimer Sub-Regional Santa Maria (Abraz). Os voluntários se reúnem, desde maio, uma vez ao mês, no auditório da antiga reitoria da UFSM. Mais informações pela página da Associação no Facebook: ABRAz Sub-Regional Santa Maria.

E, nesta quarta-feira, no Dia Mundial do Alzheimer, haverá uma palestra às 18h. Também está prevista uma ação no sábado, às 9h, na Praça Saldanha Marinho, com divulgação das atividades da Abraz, por meio de cartazes, distribuição de panfletos e conversas com o público.

Há mais de 40 vagas de empregos, em Santa Maria 

Como explica a terapeuta ocupacional e presidente da Abraz Santa Maria, Kayla Ximenes Palma, o Alzheimer ainda não tem cura, é progressivo e neurodegenerativo, mas possui tratamento. O problema tem prevalência a partir dos 75 anos, e, aos 85, 90 anos, uma em cada quatro pessoas é portadora da doença. Mesmo sendo raro, ela conta que há casos em pessoas na faixa dos 50 anos.

Segundo Kayla, os avanços da medicina permitiram aos pacientes uma melhora na qualidade de vida, mesmo na fase grave da doença. Os tratamentos indicados podem ser com o uso de medicamentos ou atividades funcionais (exercitar a atenção, memória, linguagem, orientação e fala, por exemplo).    

  

 

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros