CVV realiza ação de prevenção do suicídio em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Setembro Amarelo01/09/2016 | 16h24Atualizada em 01/09/2016 | 16h24

CVV realiza ação de prevenção do suicídio em Santa Maria

Atividade abriu a programação do mês dedicado ao tema

CVV realiza ação de prevenção do suicídio em Santa Maria João Pedro Lamas / Agência RBS/Agência RBS
Foram distribuídos panfletos e broches ao público Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS / Agência RBS

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Maria abriu o Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, com ações de conscientização em frente ao Hospital de Caridade e ao Hospital Universitário (Husm). As atividades ocorreram das 10h ao meio-dia desta quarta-feira.

Unifra promove ação antitabagismo nesta sexta-feira

Conforme Jorge Brandão, voluntário e um dos fundadores do posto do CVV em Santa Maria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o suicídio como um problema de saúde pública, já que é responsável pela morte de quase 1 milhão de pessoas por ano no mundo.

– Os suicídios são um problema tão grave que, se nós contabilizássemos todas as guerras e atentados que já aconteceram na história da humanidade, isso representaria só 90% do número de casos de suicídio registrados até hoje – relata Brandão.

Setembro terá cara de inverno

Conforme dados da OMS, em 2012, 804 mil pessoas cometeram suicídio no mundo – o número é quase o dobro em relação ao número de mortes por assassinatos ou conflitos armados. Foram 437 mil.

No Rio Grande do Sul, a média é de 16 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes, sendo que a média brasileira é de seis casos para cada 100 mil, o que coloca o Estado em primeiro lugar no número de casos. A cada 10 mortes, nove são de pessoas do sexo masculino.

Confira as vagas abertas no Sine de Santa Maria para quinta-feira

Diante desses números preocupantes, a OMS lançou o Setembro Amarelo, tendo como marco o dia 10, que é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para a data, neste ano, o CVV programou uma série de atividades, das 10h às 17h, na Praça Saldanha Marinho, que incluem shows das bandas Pegada Torta, Louis&Anas, Geringonça, Pylla e C14 e Rocksane.  

– Todos nós podemos formar uma grande rede e, assim, estarmos disponíveis para ouvir as pessoas. O CVV fornece um canal sigiloso para apoio, por meio do número de telefone 188, que é de graça – explica Brandão.

Alguns dos voluntários que participaram da ação na manhã desta quinta Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS

Moradores estranham coloração da água da chuva em Júlio de Castilhos

Ainda em Santa Maria, é possível buscar atendimento também no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que fica na Rua Silva Jardim, 1.383. O telefone é o (55) 3921-7028.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCandidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas https://t.co/LVLSIiEI6H https://t.co/b6oA7rxa4ihá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros