Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago, confirma OMS - Diário de Santa Maria

Nada de água "pelando"15/09/2016 | 08h07Atualizada em 15/09/2016 | 09h40

Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago, confirma OMS

Segundo especialistas, além da cuia, da bomba e da térmica, o termômetro deve ser incluído no kit chimarrão

Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago, confirma OMS Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Não há bebida mais tradicional no Estado que o chimarrão. Curto ou longo, com erva fina ou grossa, amargo ou doce, de acordo com o gosto pessoal do vivente. Mas há algo que, há tempos, causa controvérsia a respeito da bebida: a temperatura da água.

VÍDEO: dança inspirada em duelo, a chula é uma modalidade artística tradicional do RS

Em junho passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que bebidas muito quentes podem ser a causa de câncer de esôfago. A avaliação sobre o potencial cancerígeno do consumo de café, mate e outros foi publicada na revista científica The Lancet Oncology.

– O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura, não a bebida em si, que parece ser a causa – disse Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, ao apresentar o estudo realizado por um comitê de 23 especialistas.

A polêmica sobre o tema é antigo, explica o oncologista Rui Fernando Weschenfelder:

"Os Senhores da Guerra" estreia na quinta-feira em Santa Maria

– Pesquisas produzidas em diferentes países chegaram à conclusão de que, a partir dos 60ºC, a bebida pode causar lesão no esôfago. Alguns casos em que a pessoa tem pré-disposição para a doença ou hábitos de risco, como ser fumante, a célula machucada pelo calor sofre uma mutação e se transforma em célula cancerígena. Esse é o efeito carcinógeno das bebidas muito quentes.

Estudo feito em 2000 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Câncer de Esôfago do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, analisou a temperatura da água do chimarrão em 107 residências de Taquari. Os voluntários, em média, tomavam a bebida a 63,4ºC – níveis seguros, segundo a OMS. No entanto, o artigo classifica a temperatura como perigosa para o desenvolvimento de câncer de esôfago. A base são outras pesquisas, feitas em países como Paraguai, Japão e Irã, que apontam uma relação entre ingestão de bebidas acima de 60ºC com o maior risco de câncer.

Prefeitura de Santa Maria adia campanha de multivacinação por causa do feriado

Como saber se o chimarrão está na temperatura adequada? Nada de água ¿pelando¿ de quente. Essa é a primeira regra, segundo o diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber. A segunda norma inclui um item que pouca gente costuma usar: o termômetro.

– Cuia, bomba, térmica e termômetro são itens necessários para preparar um bom chimarrão. Não é frescura – garante, acrescentando que a temperatura da água ajuda a extrair os princípios bioativos da erva, como os antioxidantes.

Instruções na embalagem

O presidente do Sindimate-RS, Gilberto Luiz Heck, diz que as recomendações das embalagens de erva-mate já previnem contra o risco alertado pela OMS.

– Há pelo menos cinco anos, o setor recomenda que se coloque a água na garrafa térmica a uma temperatura de até 70ºC. Até ir para a cuia, entrar em contato com a erva, passar pela bomba e chegar à boca do consumidor, a água esfriou 20ºC – diz Heck.

Para alcançar os 70ºC sem termômetro, ele recomenda que as pessoas esperem a chaleira chiar, desliguem o fogo e acrescentem um pouco de água gelada. Heck disse considerar a possibilidade de colocar nos rótulos das embalagens um aviso sobre o risco de câncer de esôfago em beber um chimarrão muito quente.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCâmara cria comissão para investigar denúncia contra Farret https://t.co/KFZOAHtsEH https://t.co/jFt6tu3GSjhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltante esfaqueia taxista e é preso em Santa Maria https://t.co/3fwdKZFDrJ https://t.co/AMauaJdQmAhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros