Presídio de Santiago abriga mais que o dobro de detentos do que a sua capacidade máxima - Diário de Santa Maria

Segurança31/08/2016 | 13h50Atualizada em 31/08/2016 | 13h51

Presídio de Santiago abriga mais que o dobro de detentos do que a sua capacidade máxima

Administração busca ajuda do judiciário, Executivo e comunidade para obra de ampliação

Presídio de Santiago abriga mais que o dobro de detentos do que a sua capacidade máxima Google Maps/Reprodução
Foto: Google Maps / Reprodução

O Presídio Estadual de Santiago está superlotado. A casa prisional tem capacidade máxima para 64 detentos, mas 140 ocupam as 15 celas.

Santa Maria não deve sentir reflexos da atuação da Força Nacional em Porto Alegre

Isso quer dizer que quase 10 detentos ocupam celas com capacidade para cinco. Conforme o administrador, Marcelo Machado, a situação mais grave é a da única cela feminina, onde estão 17 detentas.

– Elas dormem em colchões e no chão. Não é muito diferente do que acontece com os homens. Há falta de espaço. A superlotação causou danos à rede elétrica. Está difícil, mas não dá para simplesmente soltar (os detentos) – conta Machado.

Jovem morre seis dias após sofrer acidente em Tupanciretã

Ele conta isso, pois nos últimos meses houve uma série de prisões de pessoas pelo crime de tráfico de drogas, considerado "de grande potencial ofensivo", ou seja, não é possível que o suspeito responda pelo crime em liberdade. Ainda, foi levantada a questão da transferência, mas só alguns detentos aceitaram, já que a maior parte vive em Santiago e região, e tem o direito de ficarem próximos das suas famílias.

BM flagra bandido que tentava assaltar igreja em Santa Maria

Conforme a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), não há previsão para solução imediata do problema. Por conta disso, Machado explica que a direção elabora um projeto para ampliação do presídio. Como percebeu que não poderá contar com recursos do Estado, apela para os poderes Judiciário e Executivo. No fim de setembro deverá ter uma ideia do quanto deverá ser gasto para realizar a obra.

Enquanto isso, a situação da casa prisional se mantém. Há 32 agentes penitenciários, sendo 28 dedicados ao plantão e quatro ao administrativo. O ideal, segundo Machado, seriam 35 só no regime de plantão.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM"Eu acordei com uma ligação, e disseram que meu filho estava morto", diz pai de taxista https://t.co/6Y3vjZRVZ3 https://t.co/ZDFROJLMYFhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSanta Maria ganhará novo cursinho pré-vestibular https://t.co/FjzfzfdOin https://t.co/8RU8TyJudehá 17 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros