Triplica o número de ligações para o CVV em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Prevenção16/01/2016 | 14h10

Triplica o número de ligações para o CVV em Santa Maria

Aumento se deve a implantação do número 188 na cidade

Triplica o número de ligações para o CVV em Santa Maria Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

O número de ligações para o Centro de Valorização da Vida em Santa Maria triplicou. Isso se deve à implantação do número 188 na cidade em Setembro de 2015. O serviço começou com ligações pagas para o 141, número disponível apenas para ligações feitas de Santa Maria. Hoje a ligação para o novo número é gratuita e pode ser feita também de qualquer cidade da Região Central do Estado.

Os caminhos para encontrar a luz no fim do túnel

Conforme Jorge Brandão, coordenador do CVV Santa Maria, em dezembro de 2014, o posto recebeu 302 ligações para o 141. Já em dezembro de 2015, foram quase 1 mil pessoas que discaram para o 188.

– Hoje são cerca de 30 ligações diárias – revela Brandão.

O número foi implantado em setembro do ano passado, quando foi realizado o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O Centro de Valorização da Vida tem reconhecimento federal como um serviço de utilidade pública. É um serviço de escuta voltado ao apoio emocional, que visa o atendimento sem julgamento ou aconselhamento. O posto para atendimento presencial em Santa Maria fica na Estação Rodoviária.

Rede de apoio à pessoa com ideação suicida em Santa Maria: onde procurar ajuda

Em março, o centro promoverá a caminhada "5km Pela Vida do Outro" e em abril um novo curso para formação de voluntários deve ser iniciado. As inscrições podem ser feita através do 188 ou no posto. Quem tiver interesse em particpar do trabalho voluntário, precisa ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de 4h30 semanais.

Setembro Amarelo

Em setembro de 2015, foi realizada a instalação de placas luminosas com o número do CVV no Vale do Menino Deus, na BR-158, entre Itaara e Santa Maria (ponte conhecida como Garganta do Diabo). Os letreiros captam a luz do sol e brilham durante a noite. Conforme Brandão, desde setembro não houve tentativas de suicídio no local.

RÁDIO GAÚCHA SM

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura continua limpeza em Santa Maria neste sábado https://t.co/XIu3WfAJZ7 https://t.co/LIcdfBKvcZhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: motorista filma destruição ao longo da BR-287 https://t.co/qtykUbSLh9 https://t.co/UX5vvRv7mqhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros