Após estreia no Gauchão, Maíra se prepara para ingressar no quadro da CBF  - Esportes - Diário de Santa Maria

Arbitragem20/04/2017 | 13h01Atualizada em 20/04/2017 | 13h01

Após estreia no Gauchão, Maíra se prepara para ingressar no quadro da CBF 

Depois de atuar em cinco jogos da Série A do Gauchão, assistente de Santa Maria foi indicada pela FGF para o quadro de arbitragem da CBF 

Após estreia no Gauchão, Maíra se prepara para ingressar no quadro da CBF  Gabriel Haesbaert/DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / DSM

''Não imaginava". Assim, a árbitra assistente Maíra Mastella Moreira, 24 anos, natural de Cruz Alta, mas há sete anos morando em Santa Maria, define o atual momento da sua carreira. Depois de ser promovida ao quadro A da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e estrear, neste ano, na Série A do Gauchão, a jovem participa de testes para ingressar no grupo de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Promovida ao quadro principal da arbitragem no RS, Maíra vive a expectativa por estreia no Gauchão

Depois da sua terceira partida no Estadual - foram cinco, ao total -, em uma das tradicionais reuniões quinzenais da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF), o presidente da entidade, Luiz Fernando Gomes Moreira, deu a notícia à Maíra de que ela fora indicada para as avaliações na CBF.

Confirmada na escala da 3ª rodada, Maíra Mastella Moreira estreia neste domingo no Gauchão 

– Ele (presidente da CEAF) me chamou e disse que no final da reunião tinha que falar comigo. Pensei que tivesse feito alguma bobagem em algum jogo. Aí, depois, ele me deu parabéns, três tapinhas nas costas e disse que tinha mandado meu nome para a CBF. Não imaginava nem na melhor das hipóteses que seria assim tão rápido – conta Maíra.

Pedro Pavan: Anderson Daronco apita jogos entre seleções pela primeira vez

A assistente de Santa Maria já passou por uma primeira etapa do teste, realizada de 4 a 8 de abril, em Porto Alegre, quando foram passadas orientações de um padrão a seguir na arbitragem brasileira. A segunda parte será no próximo dia 28, quando Maíra fará uma prova teórica sobre regras, da qual precisa, acertar, no mínimo, 14 das 20 questões, e também uma bateria de avaliações físicas. Por conta disso, ela reforçou a carga diária de treinos, precisando conciliar com os horários na academia que trabalha. Tudo para aproveitar a melhor oportunidade da sua vida.

Pelo segundo ano seguido, Anderson Daronco é o árbitro que mais apitou no Brasileirão  

– Estou treinando todos os dias. Tem dias que preciso acordar às 5h. É difícil conciliar. Mas estou me dedicando bastante. Entrar no quadro nacional sempre foi um sonho – explica.

Bastante assediado, Daronco retribui o carinho dos fãs durante revezamento

O diretor da CEAF explicou os motivos que o levaram a indicar o nome de Maíra e a confiança que a entidade tem no trabalho dela.

Em súmula, Daronco não cita lance de Bolaños e menciona diferença no tamanho de áreas técnicas

– Estamos trabalhando para ela ir ainda mais longe. Ela tem potencial para isso. Sabemos que a arbitragem depende muito do tempo, e que com o passar dele se mostra a sua capacidade. E ela mostrou isso no tempo que atuou nas séries inferiores. Por isso, trouxemos ela, colocando-a em jogos difíceis, e ela foi bem – afirma Luiz Fernando.

Daronco sobre atuação no Gre-Nal: "Não tenho que ficar me defendendo"

Maíra atuou nos jogos entre Juventude e Ypiranga, São Paulo e São José, Caxias e Cruzeiro, Ypiranga e Novo Hamburgo e Inter e Cruzeiro, os dois últimos ao lado do ex-Fifa Leandro Vuaden.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Wolmar Heringer será o próximo presidente do Riograndense: https://t.co/NKUmolP7Lh https://t.co/KdclB8GTw2há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMotociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290 https://t.co/zfVfaEyH5K #rosáriodosul https://t.co/xYKzb97Xdyhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros