Mayra Aguiar participa de seminário sobre judô em Santa Maria - Esportes - Diário de Santa Maria

Medalhista olímpica21/01/2017 | 18h18Atualizada em 21/01/2017 | 18h28

Mayra Aguiar participa de seminário sobre judô em Santa Maria

Evento realizado pelo bicampeão mundial de judô e atual deputado Federal, João Derly, reuniu cerca de 80 atletas

Mayra Aguiar participa de seminário sobre judô em Santa Maria Gustavo Ruviaro / Especial/Especial
Mayra ensinou suas técnicas em seminário realizado na Socepe, em Santa Maria Foto: Gustavo Ruviaro / Especial / Especial

O dia 21 de janeiro de 2017, com certeza, vai ficar marcado na história do judô e do jiu-jitsu de Santa Maria e região. No sábado de calor escaldante, cerca de 80 atletas das duas modalidades se reuniram na sede da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe), para participar de um seminário organizado pelo bicampeão mundial de judô, e atualmente deputado federal, João Derly. Além dele, a medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio 2016 e Londres 2012 Mayra Aguiar também participou e passou um pouco da sua experiência e técnica aos praticantes do esporte. Tudo isso foi possível porque tanto Mayra quanto João estavam na cidade para o casamento de outra judoca, a castilhense radicada em Santa Maria, Maria Portela.

Casamento de Maria Portela reunirá judocas olímpicos e da Seleção em Santa Maria

– A gente aproveita para otimizar a agenda quando viajamos pelo interior do Estado. Sempre tento visitar os tatames locais. Como vinha para o casamento da Maria, na hora pensei em encontrar o pessoal do judô e fazer um mesclado, junto com o jiu-jitsu, para mostrar as técnicas e reencontrar os amigos – explica João Derly.

Maria Portela fica com o bronze em Grad Prix Interclubes

O seminário começou às 15h e se estendeu até as 17h. Estrela da tarde, Mayra não pôde participar todo o tempo. Ela chegou por volta das 16h, e passou seus ensinamento por cerca de 30 minutos. Quando pisou no tatame, de surpresa, a salva de palmas foi longa para a medalhista olímpica. Apesar de estar na cidade para um evento festivo, ela disse que fez questão de participar do seminário e que estava muito feliz por conhecer Santa Maria.

"Errei tentando acertar", diz Maria Portela

– Estou muito feliz por poder estar aqui, participando desses evento, de conhecer essa cidade que não conhecia. É um dia de, primeiro botar o quimono, depois botar o vestido e ver uma grande amiga casando. Adoro estar reunida com esse pessoal que ama o esporte. O João é uma inspiração, um exemplo para mim, e poder ver o que ele faz e seguir esses caminhos, passado o que eu aprendi é muito bom – destaca Mayra.

Maria Portela perde no golden score e é eliminada

A oportunidade de ter atletas que foram e ainda são de alto rendimento, como Derly e Mayra, é única para os praticantes do judô, conforme Christian Bertoia, do Mutação Kageyama, projeto que ensina judô em Santa Maria. Bertoia ajudou a organizar o seminário.

"Ela abdicou de muita coisa para lutar por nós"

– Com o casamento da Maria e a vinda do João foi possível essa grande oportunidade. Não podíamos perder a chance de aprendermos com um bicampeão mundial e com uma medalhista olímpica em casa, aqui nos nossos tatames – afirma Bertoia.

Opinião que é compartilhada pelo superintendente de esportes da prefeitura de Santa Maria, Givago Ribeiro:

– Isso demonstra o potencial de Santa Maria para os esportes, desde o esporte de inclusão social até mesmo ao de alto nível. A presença desses grandes atletas aqui é um momento histórico – comemora Givago.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers espera mais de duas mil pessoas na decisão de sábado em Santa Maria: https://t.co/krwQXcA7Sd @diariosm @Naion_Cur…há 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPostos de saúde de São G https://t.co/YXmMmEqIt5 abriel passarão a atender até as 22h https://t.co/EUoDQ4QPpthá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros