Rafael Henzel e Alan Ruschel desembarcam em Chapecó  - Esportes - Diário de Santa Maria

Após tragédia13/12/2016 | 21h58Atualizada em 14/12/2016 | 02h07

Rafael Henzel e Alan Ruschel desembarcam em Chapecó 

Sobreviventes da queda do avião da Chapecoense, na Colômbia, irão seguir tratamento para recuperação em solo brasileiro

Rafael Henzel e Alan Ruschel desembarcam em Chapecó  Marco Favero/Agencia RBS
Lateral Alan Ruschel ao desembarcar em Chapecó Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Às 21h36min desta terça-feira, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com o jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel pousou no Aeroporto Serafim Bertasso, em Chapecó. Da pista de pouso, eles seguiram em duas ambulâncias-UTI para o Hospital da Unimed, no centro da cidade, onde ficam internados em isolamento no setor C da unidade por tempo ainda indefinido. Há expectativa, entretanto, de que os dois possam passar o Natal com suas famílias.

Por recomendação médica, Alan e Rafael, dois dos seis sobreviventes da queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, em Medellín, na Colômbia, na madrugada de 29 de novembro, não falaram com a imprensa. Familiares e amigos do atleta e do radialista os aguardavam na sala VIP do terminal, em um espaço reservado para pessoas próximas aos dois pacientes.

Leia mais
Follmann é operado em São Paulo e passa bem
Neto deve voltar ao Brasil na quinta-feira, segundo médico
Médico acredita que Ruschel e Henzel devem receber alta nos próximos dias

— O Rafael a partir de agora comemora mais dois aniversários: dia 29 de novembro, que foi a tragédia, e hoje, dia 13 de dezembro, que ele estará de volta. A família toda está aqui para comemorar a volta dele — disse Valdemir Valmobrida, tia de Rafael Henzel, que junto de outros familiares foi ao aeroporto com faixas e camisetas com o rosto do sobrinho.

O médico Carlos Mendonça, ortopedista da Chapecoense, explica que Rafael Henzel se recupera de uma pneumonia e de uma contusão pulmonar. Também tem fraturas no pé e no punho que serão reavaliadas em Chapecó.

— O Alan Ruschel se recupera de uma cirurgia na coluna vertebral, uma luxação, e também de uma infecção urinária. Ambos vão ficar no Hospital da Unimed para essas reavaliações — explica.

De acordo com Mendonça, que acompanhou Alan e Rafael durante o voo, a viagem foi tranquila e os dois vieram muito bem. Às 15h40min, quando a aeronave modelo VC-99 Legacy da FAB fez escala em Manaus para reabastecimento, Mendonça conversou rapidamente com a reportagem e relatou o clima ameno no retorno para casa. Depois, às 19h18min, já na escala em Brasília, novamente o médico trouxe informações diretamente do interior do avião.

— Eles não tiveram nenhum medo de voar, está tudo muito calmo. Os dois estão conversando tranquilamente, sem nenhum problema — contou Mendonça.

Jornalista Rafael Henzel ao desembarcar em Chapecó Foto: Márcio Cunha / AFP

O zagueiro Neto, último sobrevivente a ser resgatado com vida nos destroços do voo 2933 da LaMia e o único brasileiro que estava no avião ainda internado no Hospital San Vicente, em Medellín, deve retornar ao Brasil entre quinta e sexta-feira desta semana.

A informação é do médico Edson Stakonski, que acompanha o jogador na Colômbia e de lá só retornará junto com o jogador da Chapecoense. Neto deixou a UTI do hospital de Rio Negro na noite de segunda-feira e foi transferido para a unidade semi-intensiva.

A viagem de volta do zagueiro também deve acontecer em um avião da FAB. A expectativa é de que Neto seja trazido para Chapecó e internado no mesmo hospital de Alan e Rafael.

Em São Paulo, o goleiro da Chapecoense Jackson Follmann, após ser submetido a uma cirurgia na coluna cervical que durou uma hora e meia ontem, se recupera na UTI do hospital Albert Einstein, se recupera bem. Segundo os médicos, o primeiro sobrevivente da tragédia aérea a retornar ao Brasil reagiu de forma satisfatória ao procedimento delicado para corrigir uma lesão na segunda vértebra.

*DC ESPORTES

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPedro Pavan: O responsável pelo "gás" do líder do Gauchão: https://t.co/09NdlDd8s7 https://t.co/oaE2V37a0Qhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura de Caçapava do Sul pede socorro para a segurança pública: https://t.co/aAXh1dFZgd https://t.co/JajrdTTyDchá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros