Em SC, juvenis do Universitário Rugby participam de segunda fase de seletiva nacional - Esportes - Diário de Santa Maria

Rumo a Florianópolis15/12/2016 | 19h54Atualizada em 15/12/2016 | 20h00

Em SC, juvenis do Universitário Rugby participam de segunda fase de seletiva nacional

Jogadores das categorias de base da equipe de Santa Maria embarcam a Florianópolis na noite desta quinta-feira 

Em SC, juvenis do Universitário Rugby participam de segunda fase de seletiva nacional Manuela Balzan/Agencia rbs
Guilherme Bandeira (a partir da esq.), João Gabriel Küster e Wesley ¿Bigago¿ Ropke são apostas da base  Foto: Manuela Balzan / Agencia rbs

É comum contarmos histórias de meninos que sonham com o profissionalismo no futebol. No Brasil, é algo cultural. Porém, em Santa Maria, a partir da ascensão do rúgbi, principalmente pela persistência e pela boa fase do Universitário Rugby, a equipe local, portas estão se abrindo para os mais jovens. 

Em fim de semana de estreia juvenil, Universitário se despede da temporada

Atletas do time juvenil, Guilherme Bandeira, 17 anos, João Gabriel Küster, 16, e Wesley Ropke, 16, viajam na noite desta quinta-feira rumo a Florianópolis (SC), cidade onde será realizada, nesta sexta, das 14h às 18h, a segunda etapa da seletiva nacional da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). No início desta semana, o trio foi comunicado pela CBRu que havia avançado a um novo processo seletivo. 

"Estou animado", diz novo técnico do Universitário

 – Isso possibilita a eles conhecerem outras realidades. Hoje, somos amadores. Mas eles já têm uma possibilidade de virarem atletas profissionais – comentou Juliano Bastos, 29 anos, jogador do Universitário e professor do Ensino Médio que sugeriu a prática do rúgbi para Guilherme e Wesley, dois de seus alunos. 

De olho no futuro, Seleção de rúgbi recruta talentos em Santa Maria

O rúgbi tem entre suas características valores como a coletividade e a inclusão. Qualidades que fizeram Guilherme, João Gabriel e Wesley escolherem o esporte da bola oval como o número 1. 

– Sempre joguei futebol. Mas o rúgbi é um esporte que prega o respeito, a lealdade e que precisa de todos os biotipos dentro de campo – disse Wesley, que é conhecido como Bigago. 

A motivação de Bigago é a mesma de Guilherme:

– Depois que tu jogas rúgbi, o amor pelo esporte aumenta ainda mais. Além disso, no futebol, sempre tem a estrela do time. No rúgbi, o que prevalece é a união – conta Guilherme. 

Leia mais sobre rúgbi

Os aprovados na seletiva começarão a treinar com as categorias de base da seleção brasileira de rúgbi no início de 2017, em núcleo de alto rendimento da CBRu em Florianópolis. Eles terão alguns benefícios como bolsa de estudos, hospedagem e alimentação, além de acompanhamento médico. Não há previsão de data de anúncio dos 45 aprovados no primeiro ano do recrutamento da CBRu. 

 Melhor ano do Universitário

Bicampeão invicto da 2ª Divisão gaúcha de rúgbi (2015 e 2016), o Universitário, único representante de Santa Maria na modalidade, vive a sua melhor temporada. Foi neste ano que a equipe adulta conquistou o acesso à elite estadual, após vitória diante do Centauros, de Estrela, em duelo entre o campeão da 2ª Divisão e o último colocado da 1ª Divisão. 

Para a elite gaúcha em 2017, o time anunciou o técnico Daniel Samoa, 47 anos, ex-atleta profissional na Oceania e com experiência em comandar equipes de categorias de base no Brasil.  

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSó seis unidades de saúde de Santa Maria têm a vacina pentavalente https://t.co/9x17liVcYq https://t.co/pUClKz22Ozhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMDivulgado o calendário de pagamento do PIS https://t.co/JyeqTvn0iX https://t.co/kPgf86n3olhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros