Universitário Rugby Santa Maria negocia com técnico da Oceania - Esportes - Diário de Santa Maria

Experiência no rúgbi09/11/2016 | 17h43Atualizada em 09/11/2016 | 18h43

Universitário Rugby Santa Maria negocia com técnico da Oceania

Isaia Faumui, de Samoa, estará na cidade no domingo para conhecer a estrutura da equipe 

Universitário Rugby Santa Maria negocia com técnico da Oceania Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Isaia Faumui vem de um continente que tem tradição no rúgbi Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

O Universitário Rugby Santa Maria deverá anunciar um técnico da Oceania para comandar a equipe na temporada 2017. Isaia Faumui, 47 anos, de Samoa, vive há anos no Brasil e mora em Cascavel, no Paraná, onde dá aulas de inglês. 

No Rio de Janeiro, Faumui auxiliou na criação de times juvenis, e também ajudou no desenvolvimento de outras equipes masculinas e femininas do país. Como jogador, Faumui defendeu diferentes equipes do continente banhado pelo Oceano Pacífico.  

No próximo domingo, a partir das 13h, o samoano estará em Santa Maria para conhecer a estrutura de treinos e jogos do Universitário e, provavelmente, oficializar a sua transferência.

Leia mais:
"É um sonho estar vivendo do rúgbi", diz jogador da Seleção
De olho no futuro, Seleção de rúgbi recruta talentos em Santa Maria
Riograndense firma parceria com o Universitário Rugby
Universitário perde a semifinal da Copa RS
Universitário Rugby vence o Caxias e é bicampeão gaúcho

— O Bryan (técnico atual e jogador do time) conseguiu contato com ele por meio de um grupo de Facebook. Perguntou se alguém tinha um técnico para indicar, e ele se ofereceu. Vamos pagar um salário e mais a moradia dele, e falar com alguns cursos de inglês para ver se eles têm interesse em contratá-lo — explicou o presidente do Universitário, Danier Renato.

Leia mais sobre rúgbi

O pagamento do salário do técnico será feito por meio de patrocinadores. Faumui deve desembarcar na cidade com a mulher e filhos. A Oceania é um continente tradicional no rúgbi. Nova Zelândia, com a seleção chamada de All Blacks, e a Austrália, com os Wallabies, são duas das maiores potências do esporte. 

Na Copa do Mundo de 2015, os All Blacks derrotaram os Wallabies por 34 a 17 na decisão do Mundial. A seleção de Samoa também participou da edição.

Na temporada 2017, o Universitário Rugby disputará a elite gaúcha da modalidade.    

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros