Há 30 anos, grupo mantém viva a tradição do basquete de Santa Maria - Esportes - Diário de Santa Maria

No Corintians11/11/2016 | 13h10Atualizada em 11/11/2016 | 13h10

Há 30 anos, grupo mantém viva a tradição do basquete de Santa Maria

A partir desta sexta, seu Bibi e outros três companheiros da associação de veteranos partem para o Brasileiro Master

Há 30 anos, grupo mantém viva a tradição do basquete de Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Seu Bibi ajudou o Corintians a conquistar quatro título gaúchos entre as décadas de 50 e 60 Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Mais do que nutrir a competitividade e promover a prática esportiva, um grupo de veteranos do basquete santa-mariense mantém vivo o passado vitorioso da cidade. Há 30 anos, ex-atletas do Corintians Basquetebol e outros tantos amantes da modalidade fundaram a Associação dos Velhos Amigos do Basquete de Santa Maria (Avabsm). 

Corintians é eliminado no Estadual de Basquete

Em todas as terças e quintas-feiras, às 19h, o Ginásio Saul José Machline recebe uma turma para lá de disposta e que farda com orgulho e entusiasmo o calção largo e a camisa regata. 

E para não perder o ritmo e provar que não é apenas o futebol de veteranos que mobiliza a população, entre hoje e o próximo dia 19, quatro desses atletas representarão o município e o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro Master, em João Pessoa (PB). O torneio, que já está em sua 32ª edição, reúne mais de mil pessoas em oito categorias, no masculino e no feminino, a partir dos 35 anos.

Leia mais sobre basquete

Um dos ícones do time que ajudou o Corintians a conquistar o hexacampeonato gaúcho entre 1947 e 1965 é Wilson Juchem, 76 anos, mais conhecido como Bibi. Médico pediatra, o doutor Bibi fez parte de quatro títulos estaduais. E ele estará no quarteto santa-mariense que viaja ao nordeste do país. Bibi irá para a sua 29ª participação no campeonato nacional. É o recordista da cidade.

— É uma forma de entretenimento e, como médico, avalio como uma ótima indicação para manter a saúde em dia — recomenda Bibi.

Quando não está no consultório ou dentro das quadras, Bibi vai para a arquibancada. Torcedor fervoroso das categorias de base e do time adulto do Corintians, ele tem um desejo:

— Acompanho com esperança de que possamos resgatar o basquete como o grande esporte de Santa Maria. Nas décadas de 50 e 60, o ginásio sempre lotava, e envolvíamos a população nas partidas — recorda.

A Avabsm conta com cerca de 30 integrantes, com idades a partir dos 40 anos. Para mais informações, a associação disponibiliza o número (55) 3226-1554. 

Grupo se reúne duas vezes por semana para jogar  Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O grupo daqui convocado para o Brasileiro:
Wilson Juchem, o Bibi, 76 anos
— 28 participações no Campeonato Brasileiro
Gilberto Lenz, 72 anos — 7 participações
Norberto Velasquez, 64 anos — 2 participações
Rogerio Silveira, 64 anos — 3 participações 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 13 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros