Com protagonismo feminino, alunos colocam a UFSM no mapa nacional do futebol americano - Esportes - Diário de Santa Maria

Bola oval no ar09/11/2016 | 20h10Atualizada em 09/11/2016 | 20h10

Com protagonismo feminino, alunos colocam a UFSM no mapa nacional do futebol americano

De forma pioneira, estudantes transmitem partidas ao vivo pelo rádio e ganham ouvintes até fora do Estado

Com protagonismo feminino, alunos colocam a UFSM no mapa nacional do futebol americano Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Dos 800 AM no estúdio do último andar do prédio da Reitoria da UFSM, saiu um projeto audacioso e ambicioso. Foram horas e mais horas conferindo números, regras, nomes e, principalmente, adquirindo conhecimento e experiência. Há um ano, um grupo de alunos do curso de Comunicação Social ousou ultrapassar barreiras, preconceitos e, recentemente, cruzou os limites do Estado para transmitir, ao vivo, de forma pioneira no Brasil, as partidas de futebol americano do Santa Maria Soldiers. 

Leia mais:
Soldiers precisa de R$ 35 mil para ir a BH
Confirmados local e data de Soldiers x BH Eagles
Soldiers bate Redlions e conquista vaga na elite nacional

O projeto de extensão é antigo: o Radar Esportivo. Muitos outros sonhadores já passaram pelos microfones da Rádio Universidade. No entanto, foi na turma capitaneada pelo estudante do 8º semestre Júlio Desordi, 24 anos, que o Radar ganhou projeção nacional, a partir de transmissões de jogos da bola oval, algo pouco comum, mas que foi impulsionado pela boa fase do Soldiers, atual campeão gaúcho e com vaga assegurada na elite nacional.

— Recebemos mensagens até de fora do país de pessoas dizendo que ouviram o jogo com a gente pela internet. O nosso trabalho é o que dá, atualmente, mais audiência para a rádio — orgulha-se Júlio.

E o reconhecimento do esforço dessa equipe de estudantes aparece a cada jarda percorrida dentro e fora da cidade. São centenas de e-mails, mensagens em redes sociais e por telefone e, inclusive, um recado especial de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo no Brasil, o narrador Everaldo Marques, da ESPN, que rasgou elogios à turma durante uma transmissão ao vivo da NFL (principal liga da modalidade no mundo) no último dia 30 de outubro. 

"O pessoal da Universidade Federal de Santa Maria viajou 14 horas até Joinville para transmitir o jogo. E o detalhe é que nós temos uma comentarista menina", destacou Everaldo.

Apesar de estar apenas no 2º semestre de Jornalismo, a estudante Janaína Wille, 18 anos, tornou-se uma das referências dentro da equipe. Por ser mulher e demonstrar amplo conhecimento de um esporte com regras tão complicadas, ela logo se firmou na posição de comentarista.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

— Para não ficar para trás, tive curiosidade de conhecer o esporte. No começo, eu não entendia nada. Achava um esporte maluco. Mas, com o passar do tempo, fui vendo que não era bem assim. Que esses estereótipos são extremamente equivocados. Porque a estratégia e a inteligência são os pilares do futebol americano — explica Janaína.

Após o sucesso das transmissões ao vivo de futebol americano, a ideia do grupo é expandir horizontes e repetir o trabalho em outras modalidades. Antes disso, no dia 19 de novembro, o Radar promete viajar até Belo Horizonte para cobrir a semifinal da Liga Nacional de futebol americano entre BH Eagles e Santa Maria Soldiers.    

A EQUIPE ATUAL DO RADAR ESPORTIVO:

Rafael Favero (2º semestre)
Rubens Guilherme Santos (2º semestre)
Felipe Backes (2º semestre)
Janaína Wille (2º semestre)
Ian Tambara (4º semestre)
Mateus Rossato (4º semestre)
Arthur Vanz (6º semestre)
Eduardo Tesch (6º semestre)
Maria Júlia Corrêa (6º semestre)
Wagner Freitas (6º semestre)
Vinicius Santos (6º semestre)
Ramiro Brites (6º semestre)

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros