Grupo de Santa Maria cede jovens promessas a clubes fora do RS e até para a Europa  - Esportes - Diário de Santa Maria

Categoria de base03/10/2016 | 19h22Atualizada em 03/10/2016 | 19h54

Grupo de Santa Maria cede jovens promessas a clubes fora do RS e até para a Europa 

Parceria com o Novo Horizonte ajuda a manter futebol ativo na cidade e exporta talentos 

Grupo de Santa Maria cede jovens promessas a clubes fora do RS e até para a Europa  Renan Buchmann / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Renan Buchmann, 19 anos,  fez uma preparação de quatro meses no Novo Horizonte antes de ir para clube de Portugal Foto: Renan Buchmann / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Com o futebol profissional totalmente parado em Santa Maria, resta aos jovens atletas buscarem alternativas para não desistir da carreira. Na cidade, há diversos caminhos, como categorias de base e parcerias com grupos de empresários. 

Leia mais:
Em torneio realizado por Paulo Baier, Novo Horizonte conquista título
Da Vila Lídia à Arena, Filipe Machado driblou o destino em Santa Maria
Leia mais sobre o Novo Horizonte 
Leia mais sobre categorias de base

É o caso da AFG Sports, uma empresa santa-mariense que agencia jogadores de futebol, criada em 2014 e que tem como principal aliado o Novo Horizonte. A equipe, formada por três empresários, cedeu atletas do Novo Horizonte ao sub-19 do Inter-SM para que os jogadores que já saíram das categorias de base do clube laranja e preto sigam atuando. Para o ano que vem, alguns desses jogadores podem ser cedidos ao Riograndense na disputa da Terceirona gaúcha.

No entanto, os caminhos que começam no Coração do Rio Grande podem levar a fronteiras bem mais distantes. É o caso do meia Renan Buchmann, 19 anos, natural de Taquara e que fez uma preparação de quatro meses no Novo Horizonte e no próprio sub-19 do Inter-SM. 

– Talvez, se não fosse pela ajuda deles (AFG), não estaria onde estou hoje – diz o jogador. 

Atualmente, Renan defende o Olímpico Montijo, na Liga Pró-Nacional, de Portugal, uma espécie de terceira divisão nacional. Além dele, a AFG também encaminhou outros dois atletas para clubes portugueses: o meia Rafael Santos, também de 19 anos, natural de Lisboa, que está no Moura, da segunda divisão B, e o zagueiro Jeferson Silva, 23 anos, da Bahia, que está no Varzim, da segunda divisão A de Portugal.

— Temos contatos com empresários, agentes e treinadores do mundo inteiro. É importante os atletas saberem que têm oportunidade de sair de Santa Maria e seguir com o sonho profissional — diz Fabiano Cervi, um dos sócios.

Entre os atletas que contam com o suporte da AFG, estão velhos conhecidos da dupla Rio-Nal, como o lateral-direito Darlem (promessa do Riograndense, que foi para o Pelotas), o meia Pablo (que estava no Riograndense e foi para o Criciúma), o zagueiro Dionatan (ex-Inter-SM e que está no Bagé), o volante Charles (ex-Inter-SM) e o atacante Pedro Guilherme (marcou o gol do título do Novo Horizonte na Copa Coca-Cola em 2013 e joga pelo Criciúma). 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers vence Snakes, conquista o título da Copa RS e garante a hegemonia gaúcha em 2016: https://t.co/T6YlRR6Y4s @smsold…há 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros