Estádio Eucaliptos, em Santa Maria, será palco de seletiva pioneira do rúgbi nacional neste domingo - Esportes - Diário de Santa Maria

Recrutamento14/10/2016 | 20h28Atualizada em 14/10/2016 | 20h55

Estádio Eucaliptos, em Santa Maria, será palco de seletiva pioneira do rúgbi nacional neste domingo

Confederação Brasileira de Rugby busca novos talentos da modalidade no Rio Grande do Sul

Estádio Eucaliptos, em Santa Maria, será palco de seletiva pioneira do rúgbi nacional neste domingo Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Morador da zona norte de Santa Maria desde pequeno, Bryan Backes, 25 anos, hoje técnico e jogador do Universitário Rugby, terá um domingo especial. Será quando a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), em ação inédita no país, desembarca no Estádio dos Eucaliptos, no bairro Perpétuo Socorro, para uma seletiva em busca de novos talentos da modalidade. 

Leia mais:
Riograndense deve firmar parceria com o Universitário Rugby
Universitário perde a semifinal da Copa RS
Universitário Rugby vence o Caxias e é bicampeão gaúcho
Leia mais sobre rúgbi

A atividade, que será desenvolvida na casa do clube centenário da cidade, o Riograndense, é destinada a atletas de 15 a 17 anos. São esperados mais de 100 candidatos de todas as cidades do Brasil e até do Uruguai.

— Fui criado aqui. Sempre torci pelo Riograndense e fui até goleiro nas categorias de base — lembra Bryan.

A parceria entre Universitário Rugby e Riograndense vem sendo trabalhada há algumas anos. Porém, o projeto avançou somente em 2016. Além da seletiva, o estádio esmeraldino receberá escolinhas de rúgbi, a partir deste sábado, das 9h às 11h, e alguns jogos do Universitário durante os campeonatos estaduais do ano que vem. 

— Em 2014, as portas dos Eucaliptos foram abertas para o Universitário em uma partida. E, desde aquela época, falava-se dessa ideia de parceria. Para nós, é muito bom unir as forças com o Riograndense. Tem uma estrutura boa e é um lugar popular, criado a partir da ferrovia, que lembra muito o estilo inglês, historicamente. Os campos de rúgbi da Europa são muito semelhantes à estrutura dos Eucaliptos. Quem sabe, aos poucos, aqui se torne não só a casa do futebol, mas a casa do rúgbi — espera Bryan.

E para quem ainda pensa que o rúgbi é um esporte violento, Bryan explica:

— Estude, conheça e procure entender o conceito. Nunca tu és incentivado a machucar alguém. O que o rúgbi tem é vigor físico. Bastante contato. Então, é preciso analisar o que é contato físico e o que é violência.

Bryan é técnico e jogador do Universitário Rugby Santa Maria  Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Oportunidade única

Todos os jogadores aprovados (média de 15 por Estado) começarão a treinar com a seleção brasileira de rúgbi no início de 2017, em Florianópolis, e terão alguns benefícios como bolsa de estudos, hospedagem e alimentação, além de acompanhamento médico. Ao todo, serão selecionados até 90 atletas que tenham nascido entre 1999 e 2001.

Os esportistas que permanecerem no projeto até a idade adulta ainda podem ser contemplados com bolsa de estudo para graduação em uma faculdade particular. Além do Rio Grande do Sul, outros cinco Estados também receberão o recrutamento da CBRu: Santa Catarina, Paraná, Minais Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

A realização da seletiva em Santa Maria conta com o apoio da prefeitura, além da organização do Universitário Rugby Santa Maria, atual campeão da 2ª Divisão gaúcha, que conquistou vaga à elite da modalidade no Estado em 2017. 

Foto: Arte, Izaur Monteiro / Agência RBS


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: A bordo de Fusca tricolor, gremistas de Santa Maria vão à final da Copa do Brasil: https://t.co/1t5ntOhvEp @diariosm https…há 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAdolescente é responsabilizada por participação em latrocínio de jovem em Santa Maria https://t.co/vdeCBqq4bX https://t.co/gsBNqEQ6VQhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros