"É uma cidade que não aproveita os seus talentos", diz Tiago Nunes sobre o esporte de SM - Esportes - Diário de Santa Maria

Entrevista20/10/2016 | 13h49Atualizada em 20/10/2016 | 13h49

"É uma cidade que não aproveita os seus talentos", diz Tiago Nunes sobre o esporte de SM

Técnico formado em Educação Física na UFSM fala sobre o novo desafio na carreira e da fase do futebol de Santa Maria 

"É uma cidade que não aproveita os seus talentos", diz Tiago Nunes sobre o esporte de SM Jean Pimentel/Agencia RBS
Em 2012, Tiago Nunes comandou o Riograndense no ano do centenário do clube Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Cada vez com mais visibilidade no cenário do futebol, o santa-mariense Tiago Nunes parte para um novo desafio em sua carreira de treinador. Aos 36 anos e diversos times do país no currículo, o profissional, formado em Educação Física pela UFSM, será o novo comandante do Veranópolis no Gauchão de 2017. Ele foi anunciado pelo clube da Serra na última segunda-feira.

Leia mais:
Riograndense seleciona jogadores dos 14 aos 20 anos
Divulgadas as datas do Gauchão, da Divisão de Acesso e da Terceirona
Riograndense ainda é incógnita na Terceirona 2017
Leia mais sobre a Divisão de Acesso
Leia mais sobre a Terceirona 

— Encaro esse desafio com muita responsabilidade — projeta Tiago, que começa os treinamentos na cidade da Serra gaúcha em 1º de dezembro.

Apesar de residir em Porto Alegre e já estar de malas prontas para Veranópolis, Tiago não esquece de suas raízes. A sua última passagem por clubes de Santa Maria foi em 2012, quando comandou o Riograndense durante a Divisão de Acesso no ano do centenário do Periquito e levou o time até a segunda fase da competição. Também já vestiu a camisa alvirrubra como preparador físico logo no início da carreira, em 2003.

— São clubes (Inter-SM e Riograndense) que gostaríamos de ver em situações melhores e divisões maiores. A grande questão é lembrar que eles são clubes de futebol. O produto deles é o futebol. Precisariam se manter abertos o ano inteiro. Por isso, há uma iminência de ter categorias de base. Parar de focar em resultados imediatos e fomentar a continuidade. Temos clubes amadores na cidade que têm boas formações, como o próprio Novo Horizonte. Talvez, pudessem explorar melhor uma parceria — sugere Tiago.

Amigo e ex-colega de curso de outros expoentes técnicos da cidade, como Diogo Giacomini, que comanda o sub-20 do Atlético-MG, e Vinicius Munhoz, que recentemente estava no Grêmio Osasco Audax, da Série A1 paulista, Tiago acredita que o lado esportivo da UFSM precisa ser melhor explorado pelas entidades santa-marienses.

— A universidade, historicamente, exporta muitos talentos. Não só no futebol. No handebol, também, por exemplo — acredita o treinador.

Sobre os problemas no futebol local, Tiago vai mais além e faz críticas à visibilidade ao futebol de veteranos:

— Uma coisa que também atrapalha é uma continuidade em viver do passado. Dá-se uma atenção muito maior para campeonato de veteranos da cidade do que na formação de jogadores. É uma cidade autofágica, que não aproveita seus talentos. Precisamos sair da cidade para não sermos engolidos pelo sistema.

Tiago é um estudioso do futebol. Na tarde de quarta-feira, enquanto conversava com a reportagem do Diário, observava o duelo entre Barcelona e Manchester City, pela Liga dos Campeões.

— Passei 10 dias na Cidade do Galo (em Minas Gerais) com o Diogo (Giacomini). Vejo jogos internacionais, da Série A à Série D do Brasileiro. Precisamos estar atentos a todo o mercado. Aprendemos ouvindo, debatendo, palestrando. Precisamos ter a cabeça aberta ao saber — conclui.

Antes do Veranópolis, Tiago comandou o São Paulo, de Rio Grande, que disputou a Série D do Brasileiro. Ele também contabiliza passagens pelas categorias de base do Grêmio e do Juventude e trabalhos em clubes de fora do Estado como Luverdense-MT, Brasília-DF e o sub-20 da Ferroviária, de Araraquara, em São Paulo. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 13 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros