Após 18 anos, Fernando Zamberlan deixa o cargo de cônsul do Grêmio em Santa Maria  - Esportes - Diário de Santa Maria

Vidas tricolores13/10/2016 | 21h08Atualizada em 13/10/2016 | 21h08

Após 18 anos, Fernando Zamberlan deixa o cargo de cônsul do Grêmio em Santa Maria 

Eduardo Barichello será o responsável pelo consulado gremista na cidade

Após 18 anos, Fernando Zamberlan deixa o cargo de cônsul do Grêmio em Santa Maria  Germano Rorato/Agencia RBS
Fernando Zamberlan (E) passa o cargo ao amigo Eduardo Barichello Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Foram quase duas décadas dedicadas ao desenvolvimento de um trabalho apaixonado em Santa Maria. Porém, o ciclo terminará. Ao menos, por ora. Cada vez mais envolvido em degrau superior na política gremista, Fernando Zamberlan, 51 anos, deixará o cargo de cônsul da cidade após 18 anos. Em seu lugar, assume, a partir deste domingo, o amigo e também empresário santa-mariense Eduardo Barichello, 55 anos.

Leia as últimas notícias sobre esportes

— Dei a minha vida pelo Grêmio nesses 18 anos. As pessoas mais próximas a mim sabem disso. Nenhum consulado fez boa parte do que já fizemos. Fizemos o Grêmio ser importante para o município — orgulha-se Zamberlan.

Parceiros de "pelada" no Clube Dores há mais de 25 anos, Zamberlan e Barichello viveram momentos inesquecíveis na torcida pelo clube do coração. Entre eles, um episódio que não sai da memória de todos os gremistas: a Batalha dos Aflitos, em partida dramática na qual o Grêmio retornou à elite do futebol brasileiro em 2005.

— Cada pessoa tem uma particularidade desse dia. É indescritível. Às vezes, à noite, quando eu durmo, eu lembro daquele dia. Não importa se era Série B, C ou D. Foi o fato que mais me marcou — recorda Barichello.

Foi durante a euforia do acesso que o consulado do Grêmio em Santa Maria inspirou o filme Inacreditável, que conta a saga Tricolor na casa do Náutico, em Pernambuco. Após a conquista do título da Série B do Brasileiro, Zamberlan e companhia criaram um áudio, a partir da narração de Pedro Ernesto Denardin, locutor da Rádio Gaúcha, e uma trilha sonora. E o material percorreu o mundo.

— Aquilo viralizou. O pessoal colocava como entrada de formatura. O Gustavo Ioschpe, produtor do vídeo, ouvia o áudio 10 vezes por dia e sempre chorava. Até que ele disse: "Isso pode dar um filme" — relembra Zamberlan.

Alguns projetos pioneiros em caráter estadual e até nacional são os maiores orgulhos de Zamberlan durante a sua gestão. A bilheteria instituída na cidade entre 2008 e 2012, até o ano final do Estádio Olímpico, foi uma dessas iniciativas.

— A bilheteria só não voltou porque o Grêmio comprou a Arena, e o processo foi interrompido. Mas vou ajudar o Eduardo (Barichello) a tocar esse projeto novamente — garante Zamberlan, que, ao lado de Barichello, também esteve à frente de projetos como o Natal Azul, que está em sua 5ª edição e distribui brinquedos a crianças carentes.

O acúmulo de funções foi um dos fatores que levou Zamberlan a passar o cargo adiante. Além de empresário local, ele também exerce o papel de presidente do Movimento Grêmio Sem Fronteiras, uma das oito alas políticas tricolores no Estado e que apoia o atual mandatário gremista, Romildo Bolzan Jr. Apesar de nutrir aspirações políticas mais abrangentes dentro do clube, até pela forte ligação com Romildo, Zamberlan prefere não projetar o seu futuro dentro da agremiação.

— Eu vivo apenas o hoje — resumiu Zamberlan, que seguirá como coordenador regional dos consulados.

O almoço de posse do novo cônsul será neste domingo, no Salão Paroquial da Igreja das Dores.

Mas qual é o papel do cônsul?

O cônsul é como se fosse um presidente local da entidade e representa os interesses do clube na cidade junto ao seu torcedor. Guardadas as devidas proporções, o papel é semelhante ao de um diplomata brasileiro em outros países.

— O consulado tem como missão promover excursões, agregar sócios, atender torcedores e difundir o gremismo de forma geral. É importante para o Grêmio ter um representante em cada cidade, para que a entidade seja acessível ao seu torcedor. E quem define o cônsul dos municípios é o próprio Grêmio — explica Zamberlan.

O consulado gremista em Santa Maria conta com 23 integrantes e, atualmente, a cidade tem 941 sócios gremistas. Segundo o futuro cônsul, Eduardo Barichello, agregar associados é a sua prioridade. O consulado do Grêmio em Santa Maria está localizado na Avenida Medianeira, 1.321, em anexo ao Supermercado Nacional. O telefone do consulado é o (55) 3026-9090.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers vence Snakes, conquista o título da Copa RS e garante a hegemonia gaúcha em 2016: https://t.co/T6YlRR6Y4s @smsold…há 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros