Evento-teste de parakart reúne competidores de sete cidades em Santa Maria - Esportes - Diário de Santa Maria

Inclusão na pista11/09/2016 | 19h43Atualizada em 11/09/2016 | 20h06

Evento-teste de parakart reúne competidores de sete cidades em Santa Maria

Apresentação de karts adaptados para deficientes físicos foi uma prévia de Copa que irá ocorrer em novembro

Evento-teste de parakart reúne competidores de sete cidades em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Denilson Souza (de camisa azul, à frente) é o idealizador do evento, junto ao proprietário da Speed Pista de Kart, Paulo da Rocha Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Mão direita no acelerador, mão esquerda no freio e adrenalina na pista. A tarde ensolarada deste domingo marcou o capítulo inicial de uma história que promete muita emoção daqui para frente. 

Leia mais
Do handebol ao kart, Denilson Souza vem atraindo novos desportistas
21 atletas paralímpicos que você deveria conhecer
As últimas notícias sobre esporte

Em evento pioneiro capitaneado pelo paratleta Denilson Souza, a Speed Pista de Kart, em Santa Maria, realizou uma apresentação de corrida em karts adaptados para deficientes físicos. Além do município anfitrião, competidores de Agudo, Panambi, Rosário do Sul, Júlio de Castilhos, São Gabriel e Santa Cruz do Sul participaram das baterias, que foram uma prévia da 1ª Copa Parakart que irá ocorrer em novembro na cidade.

— Dentro de toda a dificuldade, precisamos vencer os obstáculos. Temos um tetraplégico competindo, aqui, hoje (domingo). Conseguimos realizar um esporte de igual para igual. A inclusão é fantástica — vibrou Denilson, que é a grande referência de Santa Maria em esportes adaptados.

A ideia de desenvolver corridas de kart para deficientes físicos começou há seis anos, quando Denilson procurou o dono da Speed Pista de Kart, Paulo Garcia da Rocha. À época, Denilson queria apenas desenvolver um kart para ele próprio praticar a modalidade. Mas a iniciativa avançou. E avançou bastante.

— Já temos gente até de fora do Estado interessada no evento. Quanto mais gente ajudar, melhor. A ideia é essa — orgulha-se Paulo, que cedeu espaço, mão de obra e equipamentos gratuitamente para as provas.

Primeiro colocado em bateria desta tarde, Tiago Hahn, 26 anos, de Panambi, era só sorrisos ao final da prova.

— Quando o Denilson falou que ia ter o evento em Santa Maria, disse para ele colocar meu nome na lista na mesma hora. Para quem gosta de adrenalina, é show de bola — garantiu Tiago, que é militar aposentado.

Um dia antes, no sábado, a Associação Cruzeiro do Sul promoveu uma apresentação de bocha em carpete, também por intermédio de Denilson, que reuniu cerca de 40 pessoas. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBrigada Militar apreende 300 kg de carne em São Francisco de Assis https://t.co/3KxriyfNP6 https://t.co/BUrKqydgcphá 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMPF instaura inquérito civil para investigar causas do acidente com avião da Chapecoense https://t.co/HWtEbVVBgw https://t.co/3cwYP3wtHYhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros