Thaise Moreira: encho o peito de orgulho por nossos representantes - Esportes - Diário de Santa Maria

Opinião19/08/2016 | 20h21Atualizada em 19/08/2016 | 20h21

Thaise Moreira: encho o peito de orgulho por nossos representantes

Editora de Esportes do Diário fala sobre a participação dos atletas de Santa Maria nos Jogos e do legado olímpico

Thaise Moreira: encho o peito de orgulho por nossos representantes Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A partir das 20h deste domingo, começa a cerimônia que marcará o encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a "passagem do bastão" ao Japão, que receberá o evento em 2020. Passadas mais de duas semanas de disputas emocionantes, marcas atingidas, recordes batidos e cenas plasticamente fantásticas, podemos bater no peito com orgulho e dizer que sediamos um espetáculo à altura dos grandes eventos mundiais.  

Leia mais:
"O reconhecimento é o maior legado da família Ribeiro"
No K4, Gilvan não avança à final olímpica
"Dever cumprido", analisa Gilvan após estreia olímpica
Gilvan termina em 4º na semifinal e está fora da briga por medalha no K2
Após 15 anos de dedicação, Gilvan estreia na Olimpíada
Leia mais sobre o Rio 2016

Mas, e agora, quando o êxtase da festa de união dos povos por meio do esporte passar, o que ficará de legado para o país, para os atletas brasileiros? Para os que já estão aí e para os que virão, que levarão o nome do Brasil futuramente? A capacidade que o nosso país demonstrou em receber um evento desse porte precisa ser traduzida também na capacidade de investimento e desenvolvimento do desporto nacional. 

Para a maioria dos atletas brasileiros, só o fato de conseguir se manter como atleta, de viver exclusivamente do esporte e, para um grupo ainda mais seleto, chegar a uma Olimpíada, já é um feito enorme. Quem convive com as agruras do meio esportivo sabe muito bem do que estou falando. O caminho é longo e tortuoso na carreira de um atleta, ainda mais em um país em que as cifras milionárias do esporte se resumem quase que exclusivamente ao futebol. E isso para os poucos que figuram na elite da modalidade.

Precisamos de mais projetos sociais que revelem Marias e Gilvans. De mais iniciativas, sejam públicas ou privadas, que formem e desenvolvam as potencialidades de nossos esportistas. E que sejam sustentáveis, rotineiras e sólidas, não apenas de uma temporada só. Temos de lutar para que a sociedade entenda que o esporte é capaz de uma revolução social e trabalhe para que esses valores sejam encarados como prioridade. Que não precisemos mandar nossos atletas para fora do país para que tenham alguma chance de atingir a excelência. Para que nos orgulhemos não só de ter sediado uma Olimpíada, mas de formar atletas cidadãos que nos representem com o seu melhor. E aqui falo também das virtudes que o esporte fomenta. E que o desporto em geral passe a ser mais respeitado e caminhe para a profissionalização.

Sou uma torcedora que não desiste de ver essa realidade mudar. Que se emociona cada vez que vê que "crias" de projetos sociais, como Maria Portela e Gilvan Ribeiro, chegarem tão longe assim. Que admira o fato de termos um cavaleiro como Eduardo Menezes numa posição tão destacada do nosso esporte, e de ver tantos outros lutarem diariamente mesmo sem a certeza de um futuro recompensador.

E é por isso, também, que encho o peito de orgulho por termos trazido nas páginas do Diário um pouquinho dessa trajetória brilhante dos nossos representantes. De termos estampado as emoções dos nossos heróis nos Jogos do Rio na capa do jornal, como fizemos quando Gilvan, Maria e Eduardo confirmaram vaga na Olimpíada. De termos abraçado a causa e torcido a cada desafio desse trio. E de ter a consciência de que há um baita desafio pela frente para fazermos a diferença e ajudar a transformar esse cenário.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUnifra promove Mostra das Profissões nesta quarta e quinta-feira https://t.co/tfUxqX6f78 https://t.co/fV7JQqXMEchá 42 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMFOTOS: fim de semana de gastronomia, música e diversidade em Santa Maria https://t.co/iYlSZmsVBE https://t.co/x5Xg8T70i0há 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros