Nadal e Del Potro protagonizam espetáculo, e argentino avança à final no tênis - Esportes - Diário de Santa Maria

Disputará o ouro13/08/2016 | 17h41

Nadal e Del Potro protagonizam espetáculo, e argentino avança à final no tênis

Emocionado, vencedor beijou a quadra carioca

Leonardo Oliveira - Enviado especial ao Rio
Leonardo Oliveira - Enviado especial ao Rio

leonardo.oliveira@zerohora.com.br

Foto: Luis Acosta / AFP

Não foi um jogo. Foi um espetáculo dentro do grande espetáculo que é a Olimpíada. Na tarde deste sábado, o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martín del Potro protagonizaram talvez a grande disputa nestes Jogos. Em três horas e oito minutos, o argentino venceu por 2 sets a 1 (7/5,. 6/4 e 7/6 -7/5). Emocionado, beijou a quadra carioca e apontou para o verde do piso, se credenciando a ser o dono dele. Neste domingo, a partir das 15h30min,  disputará o ouro com o britânico Andy Murray.

Nadal entrou com um ouro no bolso, conquistado em duplas com Marc Lopez, na véspera e já com capítulo na história – superou André Agassi, que também tinha os quatro Grand Slam e ouro nas disputa de simples. O objetivo neste sábado era superar o valente Del Potro, bronze em Londres, e buscar seu terceiro ouro – vale lembrar que ele foi campeão de simples em Pequim 2008.

Leia mais
Murray vence Nishikori, vai à final no Rio e briga pelo bi olímpico inédito
COI deve sugerir alterações no formato do tênis para 2020
Marcelo Melo e Teliana Pereira são eliminados, e Brasil fica sem representantes no tênis

Del Potro, que havia eliminado Novak Djokovic na estreia, começou o jogo arrasador e quebrou o serviço do espanhol logo no primeiro game. No sexto game, Nadal devolveu a quebra e igualou o jogo em 3 a 3. No seguinte, passou pela primeira vez na frente e assim foi até fechar em 7/5 em 55 minutos.

O jogo, mesmo sem brasileiro, virou um clássico sul-americano. Mesmo que Guga, a maior estrela do nosso tênis estivesse nas tribunas de imprensa, como comentarista, a torcida vibrou como se estivesse um dos nossos em quadra. O escolhido foi Nadal, claro.

Os argentinos bem que tentaram fazer frente. Trouxeram os cânticos dos seus estádios para a Arena Maria Esther Bueno, nome de batismo da quadra principal. A cada paralela ou potente bola cruzada de Del Potro, irrompiam um ¿Bâmo, bâmo, Argentinaaaaa, bâmo, bâmo, a ganhar¿.  Deu certo. Del Potro fechou em 6/4, em 48 minutos.

O terceiro set seguiu com equilíbrio nas ações. Os dois vendiam caro cada game. Del Potro soltava a mão. Nadal devolvia na mesma intensidade. Mas fazia o argentino correr de um lado a outro para salvar golpes violentos de esquerda. Por sua vez, Del Potro encontrava diagonais inverossímeis na quadra. Assim ficou a partida até o 4 a 4. O ponto em que o argentino quebrou o saque de Nadal necessitou do olho eletrônico do desafio. Quando a imagem mostrou que a bola do espanhol havia sido centímetros fora da linha, o placar apontou 5 a 4, e o estádio gritou como se fosse gol, para em seguida ouvir os Hermanos em uníssono:

- Deeeellllllpoooo!

O décimo game foi eletrizante. Nadal abriu 40 a 0 e, quando fez o ponto, correu diante da torcida vibrando. É claro que incendiado pela torcida brasileira, que cantava o seu nome. O espanhol fechou o game com uma paralela espetacular. Foi a vez dos brasileiros:

- O campeão voltou, o campeão voltou!!!

Havia mais. Nadal salvou três break-points – perdia por 40 a 0  e fez 6/5.  Delpo manteve o seu serviço e empatou. O jogo foi para o tie-break. E, depois de três horas e oito minutos, a vitória  foi de Del Potro, embora os dois merecessem ganhar. O estádio se rendeu e entoou um sonoro "Deeeelllllllpooooooo". No que ele retribuiu se atirando nos braços da torcida.

*ZHESPORTES

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEspecial: De olho nos candidatos, nas ideias e no futuro de Santa Maria https://t.co/uHHGyhITv6 https://t.co/wsafAowZhJhá 7 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem surdo de Santa Maria vende sanduíches para arrecadar dinheiro para cirurgia de implante coclear… https://t.co/f9hNhZEm09há 26 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros