Inspirados por Bolt, atletas de Santa Maria chegam à final nacional dos Jogos Escolares - Esportes - Diário de Santa Maria

Novos raios23/08/2016 | 20h11Atualizada em 23/08/2016 | 20h11

Inspirados por Bolt, atletas de Santa Maria chegam à final nacional dos Jogos Escolares

Provas de 100m e 200m rasos serão realizadas em novembro em João Pessoa-PB

Inspirados por Bolt, atletas de Santa Maria chegam à final nacional dos Jogos Escolares Rafael Pires / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Emanuel Soares da Silva (D) em prova dos 100m rasos Foto: Rafael Pires / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

A Olimpíada terminou. Mas, dos Jogos, restaram inspirações para futuras promessas do esporte. No atletismo, o maior nome do mundo é o jamaicano Usain Bolt, tricampeão no Rio de Janeiro nas provas de 100m, 200m e no revezamento 4x100m. 

Leia mais sobre atletismo
Bolt anuncia aposentadoria olímpica
Os 12 momentos mais emocionantes da Olimpíada
Leia mais sobre Rio 2016

Exemplo que brilha nos olhos de dois santa-marienses. No último dia 7, em Osório, no Litoral Norte, Ana Laura Santos Martins e Emanuel Soares da Silva, estudantes do Colégio Militar e do Cilon Rosa, respectivamente, sagraram-se campeões nas finais dos 100m rasos sub-17 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Com isso, garantiram presença nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrem em João Pessoa (PB), de 10 a 19 de novembro.

— Comecei a correr por causa do ex-jogador do Inter, o Nilmar. Via ele correndo e saía ao redor de casa. Mas, hoje, qualquer pessoa que faz atletismo se inspira no Bolt. Nunca vi um cara tão humilde — espelha-se Emanuel, que começou no esporte aos 10 anos por convite de um professor.

Ana Laura e Emanuel no pódio dos Jergs Foto: Rafael Pires / Arquivo Pessoal

Ana Laura, além dos 100m, venceu os 200m nos Jergs, prova na qual também representará a cidade nos JEBs. No entanto, a sua principal competição é os 100m, garante a atleta.

— Temos olimpíadas internas no Colégio Militar, e sempre gostei de correr. Aí, a professora responsável começou a me incentivar. Com o tempo que fiz em Osório, ficaria em 5º lugar na final brasileira dos 100m — projeta a atleta, que tem como melhor marca 12seg37 nos 100m.

Como Santa Maria não tem clube de atletismo, os dois competidores representam a Sogipa, de Porto Alegre. Porém, eles não treinam na Capital. O técnico sogipano Leonardo Ribas, que também treina a seleção brasileira e esteve no Rio 2016, envia uma série de treinos por e-mail à dupla.

— A pior parte é treinar sozinho. Não ter um professor por perto para te passar os treinos. Também não tenho um local adequado para praticar. Treino nas ruas — comenta Emanuel, que tem como recorde em seu recente currículo o tempo de 10seg91.  

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros