Diego Hypolito é prata e Arthur Nory é bronze no solo da ginástica artística - Esportes - Diário de Santa Maria

Pódio duplo14/08/2016 | 14h35Atualizada em 14/08/2016 | 15h18

Diego Hypolito é prata e Arthur Nory é bronze no solo da ginástica artística

Britânico Max Whitlock ficou com o ouro na prova 

Diego Hypolito é prata e Arthur Nory é bronze no solo da ginástica artística Ben STANSALL / AFP/AFP
Foto: Ben STANSALL / AFP / AFP
André Baibich - Enviado especial ao Rio
André Baibich - Enviado especial ao Rio

andre.baibich@zerohora.com.br

Diego Hypolito deve ter percorrido, no mínimo, três vezes a área do tablado do solo da ginástica artística caminhando de um lado ao outro no aguardo das apresentações de seus adversários. Roía a unha, mordia os dedos, não parava quieto. Sua série, a segunda da tarde, fora quase impecável. Enquanto isso, Arthur Nory, o quinto a entrar, via erros dos favoritos se acumulando e crescia sua chance de um pódio antes improvável. A agonia terminou em celebração em um dia histórico para a ginástica artística brasileira: Diego foi prata e Arthur ficou com o bronze na final do solo.

Segundo a se apresentar, Diego viu que o japonês Kohei Ushimura falhou ao pisar fora do tablado na abertura da tarde. Concentrado, o brasileiro tomou seu tempo antes de cada movimento. Cuidava para não repetir os erros das duas últimas Olimpíadas, em que caiu na final. Era a oportunidade de coroar uma carreira vitoriosa, que inclui títulos mundiais e pan-americanos. Logo que terminou a apresentação, correu satisfeito e abraçou o técnico Marcos Goto. Recolhido à área reservada aos atletas, iniciou sua nervosa perambulação sem destino.

Foto: Toshifumi KITAMURA / AFP

Dali, viu Max Whitlock, da Grã-Bretanha, o ultrapassar. Também acompanhou o parceiro Arthur Nory ter um desempenho surpreendente. O paulista de 22 anos só pôde disputar a final porque três japoneses conseguiram nota suficiente para a classificação, e há um limite de dois ginastas por país. Pois Nory arriscou, fez uma série mais difícil do que na classificação, e foi outro a terminar a apresentação de punho cerrado, sorriso no rosto e nos braços do seu técnico, Cristiano Albino.

Leia mais:
Sasaki fica no top 10, Nory acaba em 17º e japonês leva medalha de ouro na ginástica artística
Após lesão, Jade Barbosa posta foto de tornozelo inchado

Diego e Arthur se juntaram na espera agônica. Para Diego, era o fim de um mês turbulento. Na reta final da preparação, seu técnico, Fernando de Carvalho, foi afastado após uma acusação de abuso sexual. O experiente ginasta passou às mãos de Marcos Goto, treinador que forjou o campeão olímpico Arthur Zanetti. Submeteu-se à linha dura do novo comandante, que blindou seus pupilos e pediu que distrações, como as postagens nas redes sociais, cessassem até a Olimpíada.

Foto: Toshifumi KITAMURA / AFP

A certeza do pódio veio, para Diego, após a apresentação de Kenzo Shirai, destacado favorito ao ouro. Quando errou, a Arena Olímpica vibrou como se fosse um gol e Diego desatou a chorar. Mas faltava Nory.

Encolhido no chão, em posição fetal, ele aguardou a nota do último a se apresentar, o americano Samuel Mikulak, e foi avisado de que era medalhista olímpico pela festa do público.

— Passa um filme na cabeça, de tudo que você batalhou e sonhou. Estou muito realizado e grato. Me apoiei em pessoas que acreditam em mim e lutaram comigo — resumiu o jovem.

— Nosso povo é carente de ídolos e resultados. Eu ofereço meus treinos, meu esforço, minha medalha a vocês. Na primeira Olimpíada eu caí de bunda, na segunda, de cara, e nessa eu caí de pé — brincou Diego.

No pódio, após o hino britânico saudando o campeão Max Whitlock (foto abaixo), Diego e Nory sentiram o que é a consagração em uma Olimpíada em casa. À capela, a Arena Olímpica se despediu da dupla vitoriosa entoando o hino brasileiro para a prata e o bronze que valem ouro.

Foto: Toshifumi KITAMURA / AFP




 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorintians recebe o Guarani-VA pela 3ª rodada do Estadual de Basquete https://t.co/oAQrQsChzk https://t.co/fxsAbDnY5yhá 10 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas https://t.co/xYX6QSQkWN https://t.co/kPZuZuNRm9há 10 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros