Brasil encerra primeiro dia do atletismo sem medalhas - Esportes - Diário de Santa Maria

Rio 201613/08/2016 | 00h00Atualizada em 13/08/2016 | 00h05

Brasil encerra primeiro dia do atletismo sem medalhas

Corredor Caio Bonfim foi o que chegou mais perto do pódio, com um quarto lugar na marcha de 20 quilômetros

Brasil encerra primeiro dia do atletismo sem medalhas Reprodução / Twitter @JogosOlimpicos /Twitter @JogosOlimpicos
Foto: Reprodução / Twitter @JogosOlimpicos / Twitter @JogosOlimpicos
Diogo Olivier - Enviado especial ao Rio
Diogo Olivier - Enviado especial ao Rio

diogo.olivier@zerohora.com.br

Não foi fácil o primeiro dia de atletismo para os brasileiros. Quem mais chegou perto do pódio foi Caio Bonfim (foto acima), com um quarto lugar na marcha de 20km, vencida pelo chinês Wang Zhen, tendo o compatriota Cai Zelin em segundo e o australiano Dane Bird-Smith garantindo o bronze. Mas o fato é que o Brasil não conquistou medalhas nas finais realizadas no primeiro do atletismo nos Jogos Olímpicos 2016. Restaram duas classificações às semifinais, nos 800m rasos masculino e nos 100m rasos feminino.

Geisa Arcanjo chegou à final do arremesso de peso, repetindo o feito de Londres 2012. Uma performance honrosa. Lá, finalizou em sétimo lugar. Agora, caiu para nono. A americana Michelle Cartier ficou com a medalha de ouro (20m63cm). A prata foi para a neozelandesa que tentava o tricampeonato, Valerie Adams (20.42cm), e o bronze coube a Anita Marton (19.87cm).

Leia mais:
Noite de eliminações para o Brasil no atletismo
Etíope ganha primeiro ouro do atletismo e bate recorde mundial nos 10.000m
As novas tecnologias do atletismo, modalidade na qual os milionésimos decidem

Nos 10.000, Tatiele de Carvalho chegou na 31ª posição, com demorados 31min38s21. Nessa prova, a egípcia Almaz Ayana bateu o recorde mundial (29min17s45), conquistando o primeiro ouro do atletismo no Rio 2016.

Nas classificatórias, destaque para Rosângela Santos nos 100m rasos. Ela chegou em segundo lugar, classificando-se diretamente para a semifinal, com o tempo de 11s25. Aos 25 anos, ela perdeu apenas para a favorita, a jamaicana Elaine Thompson (11s21). Já Franciela Krasucki ficou em penúltimo em sua bateria, sendo eliminada. Ambas tentarão a sorte também no revezamento 4x100m, grande esperança de medalha na delegação brasileira, na próxima sexta-feira.

Nos 800m, o paulista Kleberson Davide chegou apenas em quarto lugar em sua bateria, mas garantiu vaga na semifinal, que acontece neste sábado. Além dos três primeiros colocados de cada uma das sete séries, passam também os três melhores tempos além destes. Foi aí que Kleberson, 31 anos, se classificou, com o seu 1min46s14. Já o gaúcho Lutimar Paes, de Cruz Alta, 26 anos, não teve a mesma sorte. Ele fechou a sua bateria em sétimo lugar entre os nove participantes e não conseguiu se classificar.

No heptatlo, Vanessa Chefer venceu os 200m, arrancando aplausos do público à noite, mas não foi bem nos 100m com barreiras, no salto em altura e no arremesso de peso. Terá de ir muito no salto em distância, lançamento do dardo e nos 800m, no sábado, para ter chance.

O brasileiro Higor Alves, 22 anos, do salto em distância, não atingiu a marca mínima de 8m15cm exigida para qualificação às semifinais. Hederson Estefani, 24 anos, também não passou da fase de classificação nos 400m, ao final do primeiro dia do atletismo. Chegou em penúltimo na sua bateria. Terá nova chance de sonhar com medalha nos 400m com barreiras. 

Higor Almeida pulou 7m59cm na primeira tentativa do saltao em distância e queimou nas duas seguintes, pisando além do permitido na tábua de impulsão. Assim, foi eliminado dando apenas um salto válido. O atletismo brasileiro não ganha medalha desde o ouro de Mauren Maggi no salto em distância, em Pequim-2008.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 34 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM"Sônico Festival" apresenta bandas autorais de Santa Maria https://t.co/wM6SKhtF79 https://t.co/8uFTTP2EBnhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros