De graça04/12/2013 | 12h09

Sorteio das 7 mil vagas no programa CNH Social será no dia 12 de dezembro

Mulheres são 77% dos inscritos no programa CNH Social

Enviar para um amigo

O sorteio do programa CNH Social, que oferece 7 mil vagas gratuitas para fazer a primeira habilitação ou progredir de categoria, será no dia 12 de dezembro. Do total de 171.194 inscritos, 77% são mulheres. Das cerca de 132 mil inscritas, 125,5 mil se candidatam às vagas para tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

A habilitação para as categorias A e B representou 90% das inscrições do programa (mais de 154 mil). O programa garante 50% das vagas de mudança de categoria para as mulheres, levando em conta os maiores índices de desemprego, qualidade das ocupações e diferença na remuneração. A previsão do edital era de 2.100 vagas para mulheres, sendo que o número de interessadas foi de 2.134.

Os municípios com o maior número de inscritos são Porto Alegre (19.857), Bagé (5.438), Pelotas (5.258), Canoas (4.786), Santa Maria (4.485), São Leopoldo (4.236), Caxias do Sul (3.791), Uruguaiana (3.465), Alegrete (3.291) e Ijuí (3.161).

Sorteio será no dia 12

A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) coordenará o sorteio, no qual será usado o aplicativo da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A geração dos bilhetes será feita conforme os números da loteria federal. As listas de correspondência entre o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos inscritos homologados e o número dos bilhetes será divulgada previamente pelo Detran/RS, garantindo o sigilo da identidade do candidato.

O sorteio será realizado em duas etapas. No dia 12 de dezembro, serão sorteadas as vagas destinadas à população negra e às mulheres. E no dia 16 será realizado o sorteio geral, que inclui todos os inscritos não selecionados na primeira etapa, para todas as vagas não preenchidas por meio das cotas. A divulgação do resultado será no dia 17 de dezembro, no site do Detran/RS.

Abertura do processo de habilitação

Entre 17 de dezembro e 31 de janeiro, os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no CFC em que realizaram a inscrição, conforme o serviço e a categoria escolhidos no momento da inscrição.

Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação, o candidato deverá apresentar comprovação de que, à época da abertura do serviço, estava domiciliado no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.

Segunda chamada

Em caso de não preenchimento de todas as vagas, será realizada uma segunda chamada, no dia 7 de fevereiro, mediante novo sorteio do número de vagas disponíveis. O candidato convocado em segunda chamada deverá comparecer ao CFC em que realizou a inscrição no período de 10 de fevereiro até 28 de fevereiro de 2014 para abertura do processo de habilitação.

As informações são do Detran/RS.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMeninas contaram a delegado como foram estupradas em São Francisco de Assis: http://t.co/48GU4lyRFdhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCaçapava do Sul já registra mais de 120mm de chuva: http://t.co/dLRmpezak0há 11 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros