Testemunhas dizem que prefeitura foi alertada sobre máquinas chinesas - Diário de Santa Maria

Política11/10/2017 | 21h07Atualizada em 11/10/2017 | 21h07

Testemunhas dizem que prefeitura foi alertada sobre máquinas chinesas

Dois servidores da administração passada prestaram depoimento nesta quarta-feira à CPI do Parque de Máquinas

Testemunhas dizem que prefeitura foi alertada sobre máquinas chinesas Lucas Amorelli/New Co DSM
Vereadores Marion Mortari e Juliano Soares (Juba), membros da CPI, ouviram duas testemunhas sobre o Parque de Máquinas Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

A prefeitura de Santa Maria adquiriu duas motoniveladoras de fabricação chinesa na administração passada mesmo tendo conhecimento de que as máquinas apresentavam problemas tanto operacionais quanto para obter licença para trafegar. 

A revelação foi feita por duas testemunhas ouvidas nesta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara de Vereadores para possíveis irregularidades no Parque de Máquinas do município.

Os vereadores Juliano Soares (PSDB), Juba, presidente da CPI; Marion Mortari (PSD), relator; e João Ricardo Vargas (PSDB), Coronel Vargas, que acompanhou a audiência, fizeram dezenas de perguntas às duas testemunhas, um motorista de caminhão e um cargo de confiança que atuou como chefe das oficinas da então Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços.

 Confira o que prevê a LDO para saúde, segurança e infraestrutura

O motorista foi o primeiro a revelar que as máquinas chinesas apresentariam problemas. 

Ele e o chefe das oficinas foram até a prefeitura de Boa Vista do Cadeado, cidade próxima a Cruz Alta, onde conversaram com servidores sobre um equipamento fabricado na China e adquirido pelo município. 

O maquinário estragou após meio ano de uso.

– Fomos desaconselhados, de todas as formas, a não comprá-las – contou a testemunha.

Já o CC que chefiou as oficinas acrescentou que, além da visita a Boa Vista do Cadeado, buscou informações, por telefone, com a prefeitura de Carazinho, outra que comprou maquinário fabricado na China.

 Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata

– Essas máquinas não prestam – disse o ex-CC, que, ao ser questionado pela CPI, afirmou ter encaminhado um relatório com as informações colhidas sobre os equipamentos.

SEM AUTONOMIA

Bastante questionado, o ex-CC disse que, apesar de chefiar as oficinas por mais de sete anos, ficava bastante fora, “cuidando de pontes”, não tinha autonomia e nem como fiscalizar o setor.

– Como eu ia fiscalizar se eu vivia nas pontes?

O ex-servidor, que esteve fora um período, entre julho de 2013 e janeiro de 2014, também afirmou que não tratava de orçamentos do Parque de Máquinas.

 Formada CPI para investigar sucateamento e contratos do parque de máquinas 

O presidente da CPI confirmou que na próxima quarta-feira, serão ouvidos quatro empresários que prestavam serviços à Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços. A CPI pretende ouvir o ex-secretário Tubias Calil, que sempre negou qualquer  irregularidade.

DÚVIDAS NO AR

–  Por que foram compradas duas motoniveladoras chinesas mesmo sabendo-se que outras prefeituras não recomendaram a compra desse tipo de veículo?

– Algum relatório de visitas a outras prefeituras que adquiriram esse tipo de máquina chegou a chefias superiores?

 De engraxate e líder comunitário a vereador 

– Por que o chefe das oficinas não fiscalizava o setor e não tinha conhecimento de questões como um contrato em que ele é apontado como responsável pela fiscalização de serviços?

– Houve irregularidades nos leilões de sucatas, fato que chegou a ser investigado pela Câmara na legislatura passada?

– Por que e como veículos supostamente em bom estado eram desmontados para conserto?

 Em audiência pública, moradores relatam o drama com alagamentos

– Quantas e quais eram as empresas que prestavam serviço e vendiam peças ao Parque de Máquinas e que tipo de contrato existia entre elas e a prefeitura?

– Houve abandono e descaso com o Parque de Máquinas durante a administração passada que configure improbidade administrativa

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura continua limpeza em Santa Maria neste sábado https://t.co/XIu3WfAJZ7 https://t.co/LIcdfBKvcZhá 14 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: motorista filma destruição ao longo da BR-287 https://t.co/qtykUbSLh9 https://t.co/UX5vvRv7mqhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros