CPI do Parque de Máquinas já tem data para ouvir ex-secretários de Obras - Diário de Santa Maria

Políticia06/10/2017 | 20h45Atualizada em 06/10/2017 | 20h45

CPI do Parque de Máquinas já tem data para ouvir ex-secretários de Obras

Na sexta-feira, comissão que investiga possíveis irregularidades ouviu mais duas testemunhas

CPI do Parque de Máquinas já tem data para ouvir ex-secretários de Obras Gabrielle Righi/Divulgação
Depoimentos de testemunhas ocorreram na manhã dessa sexta-feira, durante sessão da CPI, na Câmara de Vereadores Foto: Gabrielle Righi / Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara de Vereadores para investigar possíveis irregularidades no Parque de Máquinas do município ouviu mais duas testemunhas na manhã de sexta-feira. 

Na ocasião, dois servidores municipais deram depoimentos e forneceram informações importantes sobre o funcionamento do setor na administração passada. 

– Um dos servidores documentou a denúncia do uso irregular de uma prancha, inclusive anexando foto – disse o presidente da CPI, Juliano Soares (PSDB), Juba.

Esse funcionário foi cargo de confiança no primeiro governo de Cezar Schirmer (PMDB) e passou em um concurso na segunda gestão peemedebista, quando se tornou operador de máquinas da pasta de Obras. 

 Confira o que prevê a LDO para saúde, segurança e infraestrutura

Atualmente, ele está lotado em outra secretaria.

Segundo Juba, o operador de máquinas forneceu informações que a CPI julgou relevantes e poderá ser chamado novamente. 

Já a segunda testemunha ouvida na sexta-feira é um servidor com 34 anos de trabalho no controle documental de veículos, setor ligado à Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa. 

Como responsável pela documentação de todo o maquinário e transporte de veículos, o funcionário contou em detalhes como funcionava o Parque de Máquinas.

 Câmara de Vereadores de Santa Maria deve mexer em vestimenta e uso de celulares

– Ele estranhou a aquisição de duas máquinas chinesas sem documentação. Por isso, elas não poderiam trafegar nas ruas. 

A prefeitura teria que contratar pranchas para transportá-las, o que geraria prejuízos ao erário – relatou Juba sobre o segundo depoimento.

Na lista de pessoas a serem ouvidas estão o ex-secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços (atual pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos) Tubias Calil e o secretário adjunto da pasta Alexandre Flores Brasil.

 Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata

O depoimento deles está previsto para 5 de novembro, data marcada pela CPI para encerrar essa fase. O ex-secretário Calil sempre negou o sucateamento do Parque de Máquinas.

Antes disso, ainda serão ouvidas mais 12 testemunhas, sempre nas quartas-feiras. A próxima audiência está marcada para quarta-feira, às 14h, com mais quatro pessoas. 

O presidente da CPI acredita que, se o calendário for cumprido à risca, os trabalhos poderão ser concluídos até o final do mês de novembro. 

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura continua limpeza em Santa Maria neste sábado https://t.co/XIu3WfAJZ7 https://t.co/LIcdfBKvcZhá 14 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: motorista filma destruição ao longo da BR-287 https://t.co/qtykUbSLh9 https://t.co/UX5vvRv7mqhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros